Skip to content

Selecione o texto para escutar

Programa Conta Pra Mim volta aos bairros de BC nesta segunda-feira

O Programa “Conta Pra Mim” que promove a literacia familiar através da leitura de histórias; música e diversão, volta aos bairros de Balneário Camboriú, cumprindo novo cronograma, a partir de segunda-feira (07). O ônibus do programa visita um bairro por dia, recebendo as famílias, com lotação máxima de 12 pessoas por vez. O programa “Conta Pra Mim”, desenvolvido pela Secretaria de Educação de Balneário Camboriú, é do Governo Federal e foi lançado no Município no fim de outubro de 2021.

Cumprindo todo protocolo determinado pela Vigilância Sanitária, em relação à pandemia do Covid 19, as famílias se encantam e participam desse momento mágico onde, junto a seus filhos, os pais lêem histórias infantis, contextualizada nesse ambiente lúdico. O interior do ônibus é todo preparado para esses momentos, com almofadas e decoração para que as famílias se sintam confortáveis e aconchegadas.

Nas terças-feiras, paralelamente à programação do ônibus, o Programa acontece na Biblioteca Municipal Machado de Assis, durante todo o dia, em espaço preparado para contação de histórias. Nos fins de semana o ônibus do Conta Pra Mim também integra as famílias. Aos sábados, das 9h às 15h, o ônibus fica estacionado na Praça da Bíblia, no Centro; e aos domingos, das 10h às 16h, na Praça do Pescador, no Bairro da Barra, Região Sul do Município.

Todo esse processo de literacia familiar, que é o conjunto de práticas e experiências relacionadas com a linguagem, a leitura e a escrita, que a criança vivencia com seus pais ou cuidadores, é acompanhado pelos professores, com especialidade em Literatura Infantil, Fábio Aurélio Castilho e Potyra Najara. Além do ônibus o Programa tem espaços próprios na Biblioteca Municipal Machado de Assis, e em duas unidades escolares de Balneário Camboriú: Centro Educacional Municipal Tomaz Francisco Garcia e o Núcleo de Educação Infantil Pão e Mel. Esses espaços serão criados também nas demais unidades escolares onde, passado esse período de pandemia, as famílias poderão interagir com suas crianças e adolescentes, através dos livros de histórias.

* Segue o cronograma junto as fotos.

Sobre o Programa

O Programa Nacional oferece todo o suporte, com materiais didáticos, vídeos explicativos, livros de histórias, vídeos de cantigas de rodas. Todo material voltado para a integração familiar. Literacia familiar é exatamente a integração; a conversa; a contação de histórias; a canção, entre a família. A primeira parte do Programa é um conjunto de vídeos explicativos, dirigidos às famílias e profissionais da Educação no site do MEC, apresentando os conceitos e práticas da Literacia Familiar. O Programa pode ser acompanhado através do link http://alfabetizacao.mec.gov.br/contapramim.

____________________
Informações Adicionais:

Secretaria da Educação
(47) 3363-7144

Diretoria de Comunicação
Jornalista: Alexandra Gonzalez Santos
Fotos: Arquivo PMBC
(47) 3267-7022

www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu

Leia também

Resultado da análise documental – Habilitados LIC 2024
A Fundação Cultural de Balneário Camboriú, em cumprimento aos termos do Edital nº 013/2023 – LIC Prêmio 2024, torna pública a lista dos proponentes HABILITADOS, após análise documental das inscrições
Read More
Resultado Preliminar – Lei Paulo Gustavo 2024
A Fundação Cultural de Balneário Camboriú torna público o resultado parcial do Edital 001/2024 de Seleção de Projeto Cultural de Audiovisual para firmar Contrato de Execução Cultural com recursos federais
Read More
16/02/2024 – (Retificação) Portaria Nº 002/2024/FCBC – Comissão de Seleção Edital 001/2024 Audiovisual LPG
A Presidente da Fundação Cultural de Balneário Camboriú, no uso de suas atribuições legais eregulamentares, resolve retificar os membros para compor a Comissão de Seleção, selecionadosentre os curadores credenciados pelo
Read More
Pular para o conteúdo