Skip to content

Selecione o texto para escutar

Balneário Camboriú ganha Museu a Céu Aberto

Monumentos, grafites, estátuas e esculturas integram a mais nova instituição cultural do município, o Museu a Céu Aberto (MCA) de Balneário Camboriú. Criado em 9 de maio de 2022, pela lei municipal nº 4.634, o museu é uma ação de fomento e fortalecimento da cena cultural urbana.

O MCA pretende promover um novo olhar pela cidade. As obras podem ser encontradas em um passeio pelas ruas e conferidas no website www.culturabc.com.br/museu . O site ainda está sendo alimentado. Até o momento, já foram cadastrados 154 grafites e seis conteúdos de audiovisual. Integram o MCA, por exemplo, as pinturas murais do Beco do Brooklyn, do Bairro da Barra, do entorno do Elevado da Quarta Avenida. A população pode colaborar indicando obras ao ar livre para serem cadastradas no site. Basta enviar um e-mail para o endereço eletrônico mca@culturabc.com.br.

Administrado pela Fundação Cultural de Balneário Camboriú, o MCA rompe com as visões de um museu tradicional. É um museu on-line que atua sobre um território, com obras mantidas no seu contexto original, fazendo parte do cotidiano das pessoas. Entre os objetivos do MCA, está a valorização da arte em contexto urbano.

“Balneário Camboriú é uma cidade com diversidade cultural, inovadora e criativa. Conta com um acervo de arte ao ar livre já consolidado, e é o lugar perfeito para receber esse novo conceito de museu. A arte transforma a cidade, e o MCA dará luz aos produtos culturais que tornam nossa cidade única e aprazível. Um exemplo são os grandes murais que estão surgindo, transformando espaços rudes de concreto em lugares de passeio e fruição”, diz a diretora de Artes da Fundação Cultural, Lilian Martins.

Além do site, está sendo finalizado um documentário sobre as artes visuais na cidade, com previsão de lançamento para julho, mês de aniversário de Balneário Camboriú.

_______
Informações Adicionais:

Fundação Cultural de Balneário Camboriú
(47) 3267-7011

Diretoria de Comunicação
Jornalista: Silvana de Castro
Foto: Ivan Rupp/PMBC e Murilo Trevizol/Divulgação
(47) 3267-7022

www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu

Leia também

EDITAL Nº 004/2024 – CHAMAMENTO DE BANDAS DE ROCK PARA 2º FESTIVAL ESTADO DE ROCK DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ

A Presidente da Fundação Cultural de Balneário Camboriú, no uso de suas atribuições legais e regulamentares, torna público aos interessados o Edital Nº 004/2024 – CHAMAMENTO DE BANDAS DE ROCK
Read More

AVISO DE INTENÇÃO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO – Itens elétricos para a Festa da Tainha 2024

Assunto: Comunicação de intenção de abertura de Processo de Dispensa de Licitação em conformidade com a Lei n° 14.133/2021. O departamento de compras da FUNDAÇÃO CULTURAL DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ (FCBC),
Read More

Festa Raízes de Taquaras começa dia 30

Evento, que tem duração de quatro dias, abre a temporada de festividades culturais da cidade A temporada 2024 de festividades culturais de Balneário Camboriú começa dia 30 de maio, com
Read More
Pular para o conteúdo