LIC: Projeto “Fio Rebelde” busca estudar o cabelo além da compreensão estética

Projeto patrocinado pela LIC busca estudar o cabelo como potência poética, material e coreográfica. “Fio Rebelde” como foi intitulado faz parte da programação cultural da cidade e reunirá pessoas a fim de desenvolver uma análise sobre cabelos a partir da dança e conversa. O primeiro de cinco encontros projetados irá ocorrer no dia 5/11, no Beco do Brooklyn, em Balneário Camboriú, gratuitamente.

A organizadora do projeto, Caroline Calcaterra, explicita que o cabelo, além da função biológica de proteger o couro cabeludo e atuar como isolante térmico, representa atribuições simbólicas de cada indivíduo durante sua vida. Com essa ideia, o projeto “Fio Rebelde” nasceu, focalizado em investigar o cabelo além da sua capacidade estética.

Nesse sentido, a proposta é trazer reflexões através da biodiversidade humana, alinhando as diferenças como uma dádiva e não como uma hostilidade. Além de promover a arte, desmistificando conceitos enraizados na sociedade atual. Junto a isso, o projeto espera incentivar a reflexão sobre questões relativas ao cabelo, resultando numa reconstrução sobre como os fios são vistos e julgados.

Para a realização, “Fio Rebelde” contará com a participação de cinco bailarinos-colaboradores. Todos os encontros, perspectivas e acontecimentos serão registrados, a fim de desenvolver um futuro documentário. Em finalização, o projeto irá realizar uma exposição fotográfica, reunindo todo o material dos encontros.

_________________

Informações adicionais:

Fundação Cultural de Balneário Camboriú
(47) 3267.7011
Estagiário de Jornalismo: Vagner Gabriel M. Peclat
Fotos: Acervo FCBC