Skip to content

Selecione o texto para escutar

Praça Higino Pio terá programação artística gratuita neste sábado

O evento “Sarau Quintal na Praça” tem patrocínio da LIC e integra a programação natalina de Balneário Camboriú

Um evento multicultural vai movimentar a Praça Higino Pio neste sábado (12), a partir das 16h. É o “Sarau Quintal na Praça”, que tem patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura de Balneário Camboriú (LIC) e integra a programação natalina da cidade.

O “Sarau Quintal na Praça” proporcionará seis horas de programação artística gratuita, intercalando apresentações de música, dança, circo, poesia, além de grafite ao vivo (live painting), sorteio de livros e produtos artesanais (veja a programação completa no fim do texto). Para quem quiser se apresentar e divulgar seu trabalho artístico-cultural no palco, o evento disponibilizará o “Microfone Aberto”. O público também poderá exercitar a criatividade no “Painel Interativo”, um espaço em branco para ser preenchido com adesivos, tags e desenhos em parceria com artistas de arte urbana.

Outra atração do evento será a Feira Mix, de economia criativa. A Feira Mix contará com instalações para exposição e comércio de comidas veganas, bebidas, brechó sustentável, biocosméticos, artesanato, artes plásticas e visuais (confira no fim do texto quem são os expositores).

Durante o “Sarau Quintal na Praça”, vai ter um local destinado para doação de alimentos não perecíveis, roupas e itens de higiene pessoal. Os donativos arrecadados serão entregues ao Centro de Referência de Assistência Social do Bairro Nações (CRAS Nações). Também haverá um “Espaço Kids”, em parquinho já existente no local, para entretenimento das crianças.

PROGRAMAÇÃO:

16h – Abertura do evento com DJ Set de Glitter Peligro

16h30 – “Sobre escrever e publicar na pandemia”, por Louise Salomé

17h – Pintura ao Vivo e bate papo com Mariê Balbinote

17h30 – Abertura do “Painel Interativo Adesivos e Tags”

17h40 – Trupe Circo Feliz

18h20 – Abertura do “Microfone Aberto”

18h30 – Intervenção de dança com Betânia Felippe

19h – Intervalo com DJ Glitter Peligro

19h20 – Banda Carmel

20h – Palco aberto

20h30 – Veridiana Verídica

20h50 – Intervalo DJ Glitter Peligro

21h10 – Palco aberto

21h45 – Noe Carvalho

22h15 – Encerramento

SAIBA MAIS SOBRE AS ATRAÇÕES:

GABRIEL MENIN E CIRCO FELIZ

A Cia Circo Feliz apresenta o espetáculo “Viva o Circo”, que mistura música, malabarismo e palhaçadas. Composto por Gabriel Menin, Carolina Abreu, André Pelisser e Ruan Carlos, o “Circo Feliz” conta com números que variam entre diversas técnicas de malabares, como monociclos, claves e pirofagia. A ideia do espetáculo é reviver a criança interna de cada um, levando o riso e a arte circense para a rua, saraus e espaços de interação com o público. Carolina Abreu e Gabriel Menin fazem a apresentação de números de malabares e guiam o espetáculo com humor, atuando como palhaços de cena. Já Ruan Carlos, que é saxofonista, e André Pelisser, pianista, fazem a musicalização das cenas, participando como palhaços músicos.

MARIÊ BALBINOT

Mariê é pintora brasileira e artista visual desde 2010, quando começou em um coletivo de lambe-lambe de mulheres, em Joinville. Movida pela transformação social por meio da arte, tem como principal temática personagens femininas com olhares fortes, que transmitem confiança e autoestima para outras mulheres. Suas criações são uma harmonia entre a própria intuição e causas que a artista defende, como LGBTQIA+, igualdade de gênero, a luta antirracista e o veganismo. Já teve seu trabalho exposto em cidades como Balneário Camboriú, Florianópolis, Joinville, Rio de Janeiro e Paris. Mariê estará na Praça Higino Pio fazendo uma pintura ao vivo e contando um pouco sobre sua experiência como mulher no grafite.

LUGI

Luiza, vulgo Lugi, é psicóloga histórico-cultural, produtora cultural, compositora, poeta e mestre de cerimônia do Sarau Quintal. Já fez vivências poéticas em aulas de pintura, participa de diversos eventos culturais de poesia em Curitiba e Balneário Camboriú, como batalhas de rima e SLAMS Poesia. Foi coautora na “Coletânea Slam das Gurias – Vozes que Ecoam”, produzida com o apoio da Fundação Cultural de Curitiba, lançado em 2021, e coautora premiada do livro “Manual de Bolso das Trivialidades Ácidas”, contemplado pelo “Prêmio Outras Palavras”, da Secretaria da Cultura do Estado do Paraná em 2020. Lugi também é artista plástica, faz obras em pequena e grande escala, misturando tanto referências do grafite, quanto da pintura intuitiva. Na música, gravou composição autoral e clipe do single “Luta e Libertação”, com coautoria da notória artista curitibana JaqueLivre, e produção do clipe (captação, direção e edição) de Thays Stanger em 2021. Conheça mais do trabalho da artista em seu instagram @desilugir.

BANDA CARMEL

Composta por Aline Titon, Matheus Libório, Cliff Macnamara e André Silva, Carmel é uma banda de rock and roll catarinense com forte influência dos anos 1960 e 1970. Foi fundada em 2018, com Matheus Libório na guitarra e voz e Clifton Macnamara na bateria. Após a paralisação por conta da crise sanitária, passaram a integrar a banda Aline Titon, assumindo os vocais principais, e André Silva, no baixo. A banda segue com a mesma proposta de fazer um rock and roll de qualidade com muita alegria.

VERÍDICA

Em 2021, Veridiana Amaral compartilhou sua primeira música, o desabafo “Novo Legado”. Após essa estreia, o produtor Alê Reis a convida para a produção de seu primeiro EP, e assim nasceu a mixtape “Verídica”, lançada no mesmo ano em todas as plataformas digitais. A divulgação musical com conteúdo audiovisual é a resposta à importância dessa fusão na atualidade. Para as três músicas de Verídica, foram produzidos videoclipes com equipe multiartística. Seu primeiro show ocorreu semanas após o lançamento da mixtape, no evento “Manifesto Plural”, na Guarda do Embaú, ao lado de artistas locais. Na sequência, fez show em Curitiba, pela Goat Entertainment, ao lado do produtor sonoro pernambucano Rodrigo Coelho e seus sintetizadores. Em 2022, a artista está se dedicando aos estudos de técnica vocal e produção musical, focada na construção do seu primeiro álbum, previsto para início de 2023.

ALANA RITZMANN

Alana pinta, canta, escreve, atende como psicanalista e é produtora do Sarau Quintal. Sua escrita é afiada e desafia as convenções sociais. No time do Sarau, ela atuou no design gráfico, curadoria artística, organização do local, condução das atrações, participação musical e poética. Em 2021, gravou suas poesias para o projeto audiovisual “VideocaoXX – mulheres na poesia”, financiado por edital da Fundação Cultural de Curitiba, em parceria com o programa Radiocaos. Em 2021 e 2022, realizou intervenções poéticas em Florianópolis, Itapema e Praia do Rosa, na oficina de Pintura Intuitiva da Aglaia Criativa. Em 2020, conquistou o prêmio Outras Palavras, do edital de obras literárias 005/2020, no Paraná, com o livro “Manual de bolso das trivialidades ácidas”. Com nota 97.7, a obra foi contemplada em oitavo lugar da categoria “coletânea de contos e crônicas”. Em 2017, Alana publicou seu primeiro livro “Pohemía”, uma junção de Poema e Boêmia.

GABRIELA BAUER

Gabriela é pessoa, artista, filha, irmã e amiga. Também é psicóloga e faz pós em psicologia sexual. É produtora cultural, poeta, aspirante a atriz. No Sarau Quintal, atua na coordenadoria administrativa, na curadoria artística, na condução dos espetáculos e com as performances poéticas. Sua escrita perambula entre a efervescência do romantismo e os becos da poesia de rua. Foi uma das ganhadoras do concurso de poesia “A última estrela”, realizado pela Fundação Cultural de Balneário Camboriú, em parceria com o Centro Artístico Lote 84, em 2021. No mesmo ano, foi convidada a declamar no Festival para Mulheres, do Centro Intercultural Afetivo Latino-Americano de Balneário Camboriú (CICAL), alusivo ao Dia 8 de Março. Atualmente, constrói novas conexões artísticas em Florianópolis e escreve no @precesepoemas.

LOUISE SALOMÉ

Louise nasceu em Balneário Camboriú, é escritora, artista visual, performer, modelo vivo, bacharel em Filosofia, mestra e doutora em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina. É pesquisadora do erotismo, de uma perspectiva da insubmissão feminina, no Núcleo de Investigações Metafísicas (NIM) e também em grupos de estudo. Em 2021, lançou seu segundo livro “La Petite Mort”, com patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura de Balneário Camboriú (LIC). O livro conta com um audiobook disponível no Youtube. Publicou “Travessia de Salomé, escrever o erotismo”, por meio do prêmio Elizabeth Anderle em 2020. No Sarau, irá coordenar uma roda de conversa sobre os processos da escrita.

GLITTER PELIGRO

Glitter Peligro é um projeto de pesquisa de rock setentista e seleção de vinil idealizado por Carol Zanelatto. Numa seleta de vinis lançados entre 1969-1979, o objetivo é trazer, além de todo groove característico da década, um resgate das produções brasileiras do período. O foco da experiência sonora do projeto é o “groove” característico da música da década, convidando o espectador a dançar com as distorções, os baixos marcantes e as misturas de guitarra de rock com ritmos brasileiros, como baião e samba. O projeto foi idealizado e tem sido executado desde maio de 2021, a partir da aquisição dos toca discos. Carol já se apresentou com o projeto Glitter Peligro em cidades como Balneário Camboriú, Itajaí e Florianópolis.

NOE CARVALHO E JUCA NAITZER

Cantora e compositora. Tocará com Juca Naitzer, que é percussionista, aluna do Conservatório de Música Carlinhos Niehues, capixaba e residente de Itajaí. Conta sua história através da música e quando toca expressa sua posição no mundo, que é política e também espiritual. Respeitando a ancestralidade que a música carrega e aprendendo com ela, Juca acompanhará Noe no Sarau Quintal na Praça. Seus toques pretendem alcançar e reverberar nas pessoas, em suas vivências coletivas e singulares.

BETANIA FELIPPE

É bailarina com mais de 20 anos de experiência e pós-graduanda em linguagem e poética da dança. Além de apresentação, Betânia trará ao evento uma vivência em dança moderna com o público. Atualmente, trabalha com videodança e o projeto autoral Manifesto Corpo, em que oferece aulas individuais e em grupo de experimentação dançante. Ela participou de algumas edições do Festival de Dança de Joinville e se apresentou na 4a edição do Sarau Quintal, em outubro de 2021. Também teve participação no programa de verão Metafora Studios Arts em Barcelona, na Espanha, em 2019.

EXPOSITORES DA FEIRA MIX:

porceLAMA: A porceLAMA é um projeto artesanal feito por Gabriela Alvez, que pinta canecas de porcelana à mão, com frases sinceras, divertidas e vibrações boas.

Kabide Kru: A Kabide kru é um coletivo composto por Williany, Lara, Lia e Greice que, desde 2020, experimentam e contribuem na arte uma da outra. Exploram processos de pintura, ilustração digital, fotografia, escrita, audiovisual, brechó e colagens. O coletivo levará para a Feira Mix do evento prints, quadro, publicações, adesivos, caderninhos e roupas.

Crochelizei: A Crochelizei é uma loja on-line de crochês para brincar, mas os amigurumis são a especialidade de Amanda, idealizadora e artesã da marca desde 2018. Ela personaliza bonecos conforme o gosto ou características do cliente. Faz personagens, santinhos, anjos, bichinhos, entre outros. Trabalha com encomendas e envia os trabalhos para todo Brasil.

Acid Sheep: A Acid Sheep convida as pessoas a se vestirem com as infinitas possibilidades e alquimia das cores. Usando técnicas de Tie Dye e Ice Dye, Débora Dumke produz e estiliza peças de roupas desde 2020, dando vida a um projeto antigo. A artista traz estudos avançados nessas técnicas de coloração de tecidos.

Sapó Cosméticos Inteligentes: A Sapó é uma marca de cosméticos naturais com foco em produtos sólidos de alta performance e feitos com matéria-prima de excelente qualidade, fruto de comércio justo e sustentável. Os produtos visam proporcionar bem-estar em pequenos passos diários e tornar o banho um momento único de relaxamento e prazer. Os cosméticos inteligentes são produzidos de forma artesanal por Aline.

Bhakti Cozinha Criativa: A Bhakti Cozinha Criativa foi criada com a intenção de levar a culinária vegana de uma forma acessível e também artesanal para todos os tipos de pessoas, trazendo nutrição e opções sem glúten para quem tem restrição alimentar. Gabriella Peixoto, idealizadora e cozinheira da Bhakti, almeja alcançar essas pessoas que muitas vezes não encontram opções para se alimentar em todos os lugares.

Jardim Elétrico: O Jardim Elétrico, gerado no ventre do rock and roll, é um bar com ambiente intimista para aqueles que buscam viajar no seu imaginário. Acolhendo e abraçando os mais diversos públicos, o bar está localizado no centro de Balneário Camboriú e faz parte da cena cultural da cidade. Lá, tem muito som autoral, rock, MPB, jazz e as mais puras melodias. O Jardim vai levar um pouquinho do bar para a Feira Mix do Sarau Quintal, criando drinks feitos especialmente para o evento.

Peixaria Cultural: A Peixaria Cultural é um coletivo que desde 2015 desenvolve projetos com foco no fortalecimento da identidade cultural dos povos que vivem em torno da pesca, reinventando os espaços urbanos com ocupações artísticas e registrando os saberes populares como meio de preservação da memória local. Douglas Gomes dos Santos, pedagogo, articulador social e produtor cultural, e Deborah Boeira, comunicadora social e produtora cultural, organizam esse projeto e estarão na Feira Mix com o tradicional caldinho de peixe e a cachaça artesanal. Também vão distribuir gratuitamente o livro que conta a história do projeto principal da dupla, o Sarau da Tainha.

Leia também

Professores participam de formação sobre Arte Contemporânea

Nesta quinta-feira (25), professores de Arte da rede pública municipal de ensino de Balneário Camboriú participaram de uma formação no Arquivo Histórico e na Biblioteca Municipal Machado de Assis, que
Read More

Consulta pública sobre a Política Nacional Aldir Blanc é nesta quarta-feira

Nesta quarta-feira (24), a Fundação Cultural de Balneário Camboriú ouvirá a comunidade cultural e sociedade civil sobre a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB). A consulta pública
Read More

LIC 2024 – Convocação de Suplentes

Considerando a publicação realizada no dia 12/04/2024 com o resultado final da fase de análise de mérito dos projetos culturais, findado o período recursal do Edital 013/2023 LIC Prêmio, em
Read More
Pular para o conteúdo