Skip to content

Selecione o texto para escutar

Projeto “Sombras” será tema de encontros com a comunidade na próxima semana

Iniciativa que mapeia árvores em Balneário Camboriú desde 2019, o projeto “Sombras” será o tema de dois encontros com a comunidade na próxima semana. Na segunda-feira (17), a equipe do projeto estará no Parque Natural Municipal Raimundo Gonçalez Malta, às 14h. Na terça (18), o local será a Biblioteca Municipal Machado de Assis, às 9h.

Do Observatório de Interações no Ambiente (OiA), o “Sombras” objetiva, além de executar pesquisa e inventário, chamar a atenção dos moradores para as árvores e áreas verdes, de forma que elas sejam vistas como determinantes da saúde do ambiente e constituintes das construções culturais de Balneário Camboriú. O projeto visa também elaborar um retrato da forma como a cidade lida com as árvores. O mapeamento pode ser acompanhado na plataforma digital sombras.eco.br, de gestão participativa e coletiva, que reúne fotos e informações sobre a paisagem urbana, a botânica, a memória afetiva e outros conteúdos que traduzem a interação da comunidade com o ambiente em que vive.

Os encontros da próxima semana são abertos à população em geral, que é convidada a se envolver com o mapeamento das árvores. A intenção é que os moradores aprendam a utilizar a plataforma e sejam colaboradores na criação dela. Na reunião de segunda-feira, participam professores da rede municipal de ensino, os quais serão treinados para ser multiplicadores da plataforma digital.

Selecionado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura – Edição 2022, “Sombras” é executado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura. Os apoiadores são a Fundação Cultural de Balneário Camboriú, o Programa Terra Limpa (que tem gestão compartilhada entre as secretarias do Meio Ambiente e de Educação) e o Núcleo de Responsabilidade Social da Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú (ACIBALC).

Saiba mais

Criado em Santa Catarina em 2015, o Observatório de Interações no Ambiente (OiA) é um coletivo multidisciplinar que desenvolve projetos nas áreas de urbanismo, meio ambiente, patrimônio cultural e artes, os quais promovem a participação das pessoas na criação e interação com os ambientes que experienciam. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail observaiambiente@gmail.com ou perfil @observaiambiente, do Instagram.

Agende-se

Projeto “Sombras”

  • 17/04, às 14h: Parque Raimundo Malta (Alameda Delfim de Pádua Peixoto Filho, 122, Bairro dos Municípios – no final da Rua Angelina).
  • 18/04, às 9h – Biblioteca Municipal Machado de Assis (3ª Avenida, esquina com a Rua 2500, Centro de Balneário Camboriú).

Leia também

Resultado Preliminar – Lei Paulo Gustavo 2024
A Fundação Cultural de Balneário Camboriú torna público o resultado parcial do Edital 001/2024 de Seleção de Projeto Cultural de Audiovisual para firmar Contrato de Execução Cultural com recursos federais
Read More
16/02/2024 – (Retificação) Portaria Nº 002/2024/FCBC – Comissão de Seleção Edital 001/2024 Audiovisual LPG
A Presidente da Fundação Cultural de Balneário Camboriú, no uso de suas atribuições legais eregulamentares, resolve retificar os membros para compor a Comissão de Seleção, selecionadosentre os curadores credenciados pelo
Read More
AVISO DE INTENÇÃO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO – CERTIFICADO DIGITAL PARA A DIRETORA ADMINISTRATIVA DA FUNDAÇÃO CULTURAL
INTERESSADA: FUNDAÇÃO CULTURAL DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ Assunto: Comunicação de intenção de abertura de Processo de Dispensa de Licitação em conformidade com a Lei n° 14.133/2021. O departamento de compras da FUNDAÇÃO
Read More
Pular para o conteúdo