Festival Catarinense de Dança tem etapa classificatória em Balneário Camboriú

Evento ocorre sexta, sábado e domingo, no Complexo Sérgio Lorenzato

Balneário Camboriú recebe a quarta e última etapa classificatória do Festival Catarinense de Dança a partir desta sexta-feira (5), no Complexo Multieventos Sérgio Lorenzato (Rua Libéria, 860, Bairro das Nações). O evento tem entrada gratuita e vai até domingo (7).

A abertura será com o Grupo de Dança Andreia Mendes, de Timbó, às 19h30. Mais de 80 grupos e 450 bailarinos se inscreveram para a última etapa, disputando uma premiação de R$ 15 mil e a chance de se classificar para a final, que será em junho, em Concórdia. Blumenau, Lages e Chapecó também sediaram classificatórias.

As apresentações ocorrem sexta-feira e sábado, a partir das 19h30, e são oportunidades para o público apreciar a arte e a técnica de bailarinos e coreógrafos. Os vencedores da etapa de Balneário Camboriú serão conhecidos sábado. Além das competições, o festival oferece, de manhã, workshops com renomados nomes da dança no país, que são também os jurados do evento (confira quais são e os horários no fim do texto).

Considerado um dos maiores eventos itinerantes do Estado, o Festival Catarinense de Dança é viabilizado pelo Programa de Incentivo à Cultura (PIC), da Fundação Catarinense de Cultura e Governo do Estado de Santa Catarina, com patrocínio da Havan, Grupo Pegoraro, Passarela Supermercados, Lider Farma e Tirol. A Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Fundação Cultural, é uma das apoiadoras, com as demais cidades-sede do evento. A produção é do Instituto Phoenix e Dance Concept Brasil.

Workshops

ANNA KOBLOVA – BALLET CLÁSSICO
Sexta-feira: das 8h às 9h
Sábado: das 8h às 9h
Domingo: das 8h às 9h

ELIANE FETZER – JAZZ
Sexta-feira: das 9h15 às 10h15
Sábado: das 9h15 às 10h15
Domingo: das 9h15 às 10h15

THIAGO FERNANDES – DANÇAS URBANAS
Sexta-feira: das 10h30 às 11h30
Sábado: das 10h30 às 11h30
Domingo: das 10h30 às 11h30

*Inscrições são gratuitas e devem ser feitas no local. As vagas são limitadas

Serviço:

O que: Festival Catarinense de Dança
Quando: Sexta-feira (5), sábado (6) e domingo (7)
Horário: As apresentações ocorrem sexta e sábado, às 19h30. Os workshops são de manhã, nos três dias
Onde: Complexo Multieventos Sérgio Lorenzato (Rua Libéria, 860, Bairro das Nações)
Quanto: entrada franca

PORTARIA nº 07/2023 – Comissão de Pauta do Teatro Municipal Bruno Nitz

Nomeia os representantes da composição da Comissão de Pauta do Teatro Municipal Bruno Nitz para avaliar a pauta de espetáculos a serem apresentados no Teatro Municipal.

A PRESIDENTE DA FUNDAÇÃO CULTURAL DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ, no uso de suas atribuições legais, que lhe são conferidas através da Portaria de Nomeação nº 23.692/2017, com base no Regimento Interno do Teatro Municipal Bruno Nitz, Decreto nº 7.929/2015,

Resolve:

1º – Nomear os representantes a seguir para compor a Comissão de Pauta do Teatro Municipal Bruno Nitz para avaliar a pauta de espetáculos a serem apresentados no Teatro Municipal:

Sociedade Civil:

Setorial de dança: Adriana Alcântara
Suplente: José Guimarães

Setorial de música: Rodrigo Suave
Suplente: Calebi Rolam

Setorial teatro: Luciano Pedro Estevão
Suplente: Rita de Cássia Duarte

Fundação Cultural de Balneário Camboriú:

Aquiles da Costa Neto
Suplente: Evandro Celso Schneider

Anelise Dutra Prestes
Suplente: Juliana Prim

Lilian Fernanda Martins Camargo
Suplente: André Luis

2º – Este ato entra em vigor nesta data.

Balneário Camboriú, 03 de maio de 2023

Denize Aparecida Rodrigues da Costa Leite

Presidente da Fundação Cultural de Balneário Camboriú

Nova versão da Plataforma de Interação Cultural é lançada

A Fundação Cultural de Balneário Camboriú (FCBC) lançou nesta terça-feira (02) a nova versão da Plataforma de Interação Cultural (PInC). A plataforma busca aplicar editais e organizar a base de cadastros dos produtores culturais de Balneário Camboriú, facilitando a comunicação entre a FCBC e os agentes culturais. Além disso, a PInC promove a interação e divulgação cultural de mais de 5000 agentes culturais de diversas áreas de atuação.

Por meio do sistema, a FCBC foi capaz de aplicar com excelência mais de 50 editais de maneira 100% online. Com isso, inúmeras etapas do processo foram cortadas e, ao mesmo tempo, as informações necessárias foram organizadas da melhor forma possível. Com a PInC, os dados municipais cadastrados na cultura se tornaram mais acessíveis, colaborando para uma melhor gestão dos cadastros.

A plataforma já está na sua segunda edição, sendo que, na primeira, foi referência em todo o estado e alcançou o sucesso. Por esse motivo, após o encerramento da primeira versão por motivos logísticos, a criação da nova PInC se mostrou necessária para favorecer o gerenciamento cultural na cidade. Entre as novas funcionalidades estão a gestão totalmente online das feiras, o cadastro de novos espaços culturais, inscrições em editais da Fundação Cultural, entre outras.

Como funciona?

A partir da PInC, todo produtor cultural que planeja algum projeto junto a FCBC efetua um cadastro completo na plataforma. Dessa maneira, após o registro, as informações atualizadas estarão presentes no banco de dados da Fundação Cultural. Esses dados auxiliam diretamente na criação de melhores políticas públicas que visam fomentar ainda mais a cultura da nossa cidade.

Nesta primeira etapa da plataforma, o recurso de cadastro já está liberado. Para isso, basta acessar o site culturabc.com.br e clicar em “acesse agora”, referente a PInC. Além disso, produtores culturais que já haviam se cadastrado na primeira versão são capazes de acessar suas contas e apenas atualizar suas informações.

Este ano, além da Lei Paulo Gustavo, com mais de 1 milhão e 100 mil reais, vêm aí também os recursos da Lei Aldir Blanc 2, com cerca de 823 mil reais destinados à Cultura. Essas duas leis funcionam em simultâneo ao Edital da Lei de Incentivo e Fomento à Cultura – LIC. Com isso, a distribuição de recursos será manejada através da PInC, seguindo as exigências da Legislação.