Skip to content

Selecione o texto para escutar

Festa Raízes de Taquaras começa em 8 de junho

Abrindo a temporada de festividades culturais de Balneário Camboriú, a 4ª Festa Raízes de Taquaras começa em 8 de junho, feriado de Corpus Christi. O evento terá apresentações artísticas, comida típica e histórias sobre as tradições dos engenhos e da pesca artesanal.

A festa está mais longa nesta edição e terá quase o dobro de expositores. Serão quatro dias de duração, com 29 barracas comercializando pastel de belém, moqueca, petiscos de frutos do mar, pirão de peixe, sopa de siri, pirão com linguiça, tainha frita, tainha na brasa, escondidinho de mandioca, entrevero, choripan, caipirinha, caldo de peixe, doces, entre outros produtos, como artesanato, roupas e calçados. Para abrigar tantos expositores, o evento se expandiu para além da Rua Figueira e ocupará também parte da Avenida Interpraias. O espaço físico será coberto e terá dois mil metros quadrados, duas vezes maior que a estrutura do ano passado. A entrada na festa é gratuita.

A programação artística também está mais ampla (confira no fim do texto), com atrações contratadas via edital de credenciamento de artistas. Haverá área especial com recreação para as crianças e espaço cultural decorado por artesãos locais.

Promovido pela Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Fundação Cultural, e Associação de Moradores de Taquaras, o evento resgata a cultura local, valoriza as raízes do bairro e fomenta a economia local, com a venda de produtos elaborados por moradores. Um deles é a farinha de mandioca produzida no único engenho em funcionamento no município, que fica em Taquaras.
Anualmente, os moradores se reúnem para a farinhada no engenho, tradição que está em extinção no litoral catarinense.

Preparativos para o evento

Os participantes receberam treinamentos para a festa. Na semana passada, a Secretaria de Saúde promoveu uma capacitação sobre boas práticas na manipulação de alimentos. Nesta semana, a Secretaria do Meio Ambiente ministrou uma oficina de educação ambiental sobre gerenciamento de resíduos sólidos em eventos. Todos os resíduos da festa deverão ter um encaminhamento ecologicamente correto: o orgânico irá para compostagem, e os recicláveis, para local licenciado.

PROGRAMAÇÃO

08/06/2023 (QUINTA FEIRA)

18h às 19:30h – Banda Municipal de Balneário Camboriú
19h30 – Abertura Oficial
20h – Banda Maria do Cais e Mário Jacinto Freitas
21h – Show Vintage Cult

09/06/2023 (SEXTA FEIRA)

12h – Apresentação da banda Escola Taquaras
13h às 15h – Banda Maria do Cais
15h30 – Jacamasa e sua Turma
16h – Cantora Suh Wagner e banda
18h – Apresentação tradicionalista grupo Coração Farrapo
20h30 – Apresentação Banda Tarrafa Elétrica
21h30 – Luciano Guarise

10/06/2023 (SÁBADO)

11h – Apresentação artística Nádia Manoua e sua turma
12h30 – Banda Legião Gaúcha
15h – Apresentação das palhacinhas As Mareadas
17h – Cantora Elisa Cordeiro e Quinteto
20h – Show Banda Pampa Rock
21h30 – André Luis e Banda

11/06/2023 (DOMINGO)

12h30 – Cantor André Luis e Banda
14h – Apresentação do Grupo Arreda Boi – Grupo Tradicional de Boi de Mamão
16h – Apresentação de dança com o Ballet Estaleiro Cultural
16h30 – Apresentação “Chefinho”, mascote do Balneário Saboroso
20h – Banda Zanon Brothers

Leia também

Resultado Preliminar – Lei Paulo Gustavo 2024
A Fundação Cultural de Balneário Camboriú torna público o resultado parcial do Edital 001/2024 de Seleção de Projeto Cultural de Audiovisual para firmar Contrato de Execução Cultural com recursos federais
Read More
16/02/2024 – (Retificação) Portaria Nº 002/2024/FCBC – Comissão de Seleção Edital 001/2024 Audiovisual LPG
A Presidente da Fundação Cultural de Balneário Camboriú, no uso de suas atribuições legais eregulamentares, resolve retificar os membros para compor a Comissão de Seleção, selecionadosentre os curadores credenciados pelo
Read More
AVISO DE INTENÇÃO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO – CERTIFICADO DIGITAL PARA A DIRETORA ADMINISTRATIVA DA FUNDAÇÃO CULTURAL
INTERESSADA: FUNDAÇÃO CULTURAL DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ Assunto: Comunicação de intenção de abertura de Processo de Dispensa de Licitação em conformidade com a Lei n° 14.133/2021. O departamento de compras da FUNDAÇÃO
Read More
Pular para o conteúdo