Skip to content

Selecione o texto para escutar

Arrancadão de Canoas Artesanais é neste domingo na Praia Central

Nesta edição, uma das novidades é a participação de equipes femininas

Gincanas e competições esportivas entre pescadores marcam o fim da temporada da pesca artesanal da tainha neste domingo (6 de agosto), no 5º Arrancadão de Canoas Artesanais, em Balneário Camboriú. O evento será na Praia Central, na Barra Sul (na altura da Rua 4900).

A confraternização começa de manhã e vai até o início da noite (confira a programação no fim do texto). Além da tradicional prova de arrancadão de canoas, que é uma disputa envolvendo duas embarcações por vez, o evento terá outras competições que remetem à lida de pescador e show da banda Maria do Cais.

Uma das novidades desta edição é a participação de equipes femininas na corrida de canoas. Outra é a vinda de pescadores de dois ranchos da Ilha do Mel, no Paraná, que se juntarão na confraternização com ranchos de diferentes praias de Santa Catarina. Estão previstas provas de arremesso de tarrafa, cabo de guerra (que simula a puxada de rede) e escolha do pescador mais antigo e do mais novo e, outra novidade desta edição, do pescador mais feio. Haverá torneio de dominó (distração nos ranchos enquanto é aguardada a chegada do cardume da tainha), gincana do prato de pirão (vence quem comer mais rápido) e escolha da melhor canoa. Os pescadores também vão disputar uma prova em que terão de recitar versos de improviso. Para os vencedores, serão entregues troféu ou medalha e, em algumas competições, ambas as premiações.

São esperados mais de 300 participantes, que vêm de praias de Balneário Camboriú, Itapema, Bombinhas, Governador Celso Ramos, Florianópolis, Palhoça, Imbituba, além dos dois ranchos de pesca paranaenses. Entre os competidores, estarão pescadores da Praia de Lagoinha do Norte, em Florianópolis, que são considerados os que mais obtiveram tainha na safra 2023 (61 mil tainhas), de acordo com um dos organizadores do evento, Laércio Demétrio. Iniciada em 1º de maio, a temporada de tainha terminou em 31 de julho.

As provas são para pescadores artesanais, mas o público em geral pode acompanhar tudo, inclusive o show, gratuitamente. O evento é promovido pela Fundação Cultural de Balneário Camboriú, Fundação Municipal de Esportes e Equipe Arrancadão.

Arrancadão

Prova que dá origem ao nome do evento. Consiste em uma disputa entre duas canoas por vez, na qual os pescadores, a remo, precisam movimentar a canoa como se estivessem cercando a tainha.

PROGRAMAÇÃO

Praia Central, Barra Sul – altura da Rua 4900 (com exceção do almoço, que será no Bairro da Barra)

7h- Entrega das camisetas e inscrições para as gincanas

9h – Abertura Oficial do Arrancadão de Canoas Artesanais

9h15 – Eliminatórias Cabo de Guerra

9h30 – Eliminatórias do Torneio de Dominó

9h45 – Eliminatórias do Arremesso de Tarrafa

10h25 – Eliminatórias Arrancadão de Canoas Artesanais

12h – Almoço Food Park (Bairro da Barra)

13h30 – Disputa Tradicional – Prato de Pirão

14h – Final Arrancadão de Canoas

14h30 – Final Arremesso de Tarrafa

15h – Final Cabo de Guerra

15h30 – Final Torneio de Dominó

16h – Canoa destaque, pescador mais feio, pescador mais jovem, pescador mais antigo e verso por equipe

16h45 – Entrega das premiações

17h20 – Encerramento com a banda Maria do Cais

Leia também

Resultado Final – Edital 001/2024/FCBC – Audiovisual LPG
A Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Fundação Cultural de Balneário Camboriú, representada pela Presidente Denize Aparecida Rodrigues da Costa Leite, após período recursal, em que foram recebidas e
Read More
Resultado da análise documental – Habilitados LIC 2024
A Fundação Cultural de Balneário Camboriú, em cumprimento aos termos do Edital nº 013/2023 – LIC Prêmio 2024, torna pública a lista dos proponentes HABILITADOS, após análise documental das inscrições
Read More
Resultado Preliminar – Lei Paulo Gustavo 2024
A Fundação Cultural de Balneário Camboriú torna público o resultado parcial do Edital 001/2024 de Seleção de Projeto Cultural de Audiovisual para firmar Contrato de Execução Cultural com recursos federais
Read More
Pular para o conteúdo