Skip to content

Selecione o texto para escutar

LIC: Exposição fotográfica registra singularidades da vida cotidiana

Patrocinado pela Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Balneário Camboriú, o projeto de pesquisa “Existir-Invisível” registrou peculiaridades da vida cotidiana. O resultado do trabalho pode ser conferido neste sábado (28 de outubro), das 15h às 18h, em uma exposição fotográfica no espaço LOTE84 (Rua Cruz e Souza, n°84, Bairro Praia dos Amores, Balneário Camboriú).

Para iniciar a pesquisa, a fotógrafa Isa Berlim propôs uma imersão fotográfica com três modelos de grupos sociais distintos, acompanhando suas rotinas em suas casas. O trabalho foi desenvolvido em parceria com o multiartista Gabriel(za) Engster, cocriador da proposta, e a fotógrafa Brianne Lee.

A ideia nasceu da vontade de registrar o dia a dia dos modelos, tentando fazer com que a presença da câmera fosse ignorada, mesmo sabendo que isso é praticamente impossível de acontecer (pois quando alguém sabe que está sendo fotografado, imediatamente tenta domar e modificar o próprio comportamento). Conforme os responsáveis pelo projeto, o oposto também ocorre: quem está a fotografar se mantém com o olhar atento, constantemente ciente de sua presença naquele espaço. Portanto, o projeto partiu da seguinte pergunta: é possível praticar o existir-invisível quando se está próximo a um equipamento fotográfico? Além disso, o trabalho quis mostrar o “invisível” que há nas ações comuns de pessoas completamente diferentes, revelando a beleza que se esconde nos pequenos gestos da vida cotidiana.

A exposição deste sábado será, simultaneamente, na galeria do espaço LOTE84 e em uma casa anexa, mesclada em uma instalação que começa em um local formal de arte e se espalha pelos cômodos residenciais. Em diálogo com a proposta, os materiais expostos surgiram de experimentações de translucidez e transparência, tanto na fotografia digital quanto na analógica, atravessando outras camadas relacionadas à visibilidade e à invisibilidade.

No sábado, ocorrerá também uma Vivência Fotográfica ligada à temática do projeto, envolvendo questões básicas sobre algumas técnicas da fotografia. O evento é gratuito e tem Classificação Indicativa de +16 anos. As inscrições para a Vivência serão feitas presencialmente.

Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas no perfil do Instagram @iba_iberlimarte (instagram.com/iba_iberlimarte).

Leia também

Resultado da análise documental – Habilitados LIC 2024
A Fundação Cultural de Balneário Camboriú, em cumprimento aos termos do Edital nº 013/2023 – LIC Prêmio 2024, torna pública a lista dos proponentes HABILITADOS, após análise documental das inscrições
Read More
Resultado Preliminar – Lei Paulo Gustavo 2024
A Fundação Cultural de Balneário Camboriú torna público o resultado parcial do Edital 001/2024 de Seleção de Projeto Cultural de Audiovisual para firmar Contrato de Execução Cultural com recursos federais
Read More
16/02/2024 – (Retificação) Portaria Nº 002/2024/FCBC – Comissão de Seleção Edital 001/2024 Audiovisual LPG
A Presidente da Fundação Cultural de Balneário Camboriú, no uso de suas atribuições legais eregulamentares, resolve retificar os membros para compor a Comissão de Seleção, selecionadosentre os curadores credenciados pelo
Read More
Pular para o conteúdo