Skip to content

Selecione o texto para escutar

LIC: projeto Cidade Gentil proporcionará caminhadas guiadas por Balneário Camboriú

Foco dos roteiros são os rios, árvores e praças

O projeto “Cidade Gentil: Caminhos de Balneário Camboriú” inicia, neste sábado e domingo (2 e 3 de dezembro), uma série de roteiros turísticos e culturais pela cidade. Patrocinado pela Fundação Cultural de Balneário Camboriú, com recursos da Lei de Incentivo à Cultura (LIC), o projeto proporcionará caminhadas guiadas, nos três primeiros finais de semana de dezembro, por três roteiros temáticos: rios, árvores e praças.

A estreia dos passeios terá os rios como foco, em percursos curto (três quilômetros), médio (cinco quilômetros) e longo (12 quilômetros), por alguns dos rios e córregos da cidade, passando por nascentes, matas ciliares, lagoas e foz (confira no fim do texto os horários e os pontos de encontro). Interessados em participar devem se inscrever, gratuitamente, pelo link https://forms.gle/aUQrRoV7A4vLYimV9. Durante as caminhadas, serão distribuídos os Guias de Caminhada com as informações dos roteiros.

O projeto partiu do pensamento de que a identidade de um lugar depende de sua apropriação pelas pessoas de forma compartilhada e afetiva. De acordo com a proposta, para que as paisagens urbanas consigam consolidar sua essência, é preciso que a própria comunidade as vivencie, estimulando a valorização e a preservação desses espaços cheios de significado.

“Caminhar pela cidade, no ritmo dos diversos corpos humanos, conecta os cidadãos a seus territórios e suas comunidades, e nos sensibiliza para o entendimento de qual cidade queremos viver”, diz o proponente do projeto, o arquiteto urbanista do coletivo Observatório de Interações no Ambiente (OiA), Gabriel Gallarza.

Em ritmo lento, indicadas para todas as idades e para múltiplas capacidades de mobilidade, as caminhadas do projeto são destinadas à população em geral e aos turistas, bem como a todos os interessados em urbanismo, meio ambiente e patrimônio cultural. O roteiro curto percorre rotas acessíveis e conta com intérprete de língua brasileira de sinais (Libras) e tradutores para o inglês e espanhol.

Nos dias 9 e 10 de dezembro, o foco das caminhadas serão as árvores. Os roteiros terminam dias 16 e 17 de dezembro, pelas praças da cidade. Os participantes serão acompanhados por um urbanista, que orientará no reconhecimento da natureza e da cultura que formam a paisagem urbana. No mesmo link de inscrição, há mais informações.

Roteiros

Data/ horário/local de encontro:

RIOS

  • CURTO: sábado 02/12, às 9h – Praça da Bíblia
  • MÉDIO: sábado 02/12, às 15h – Escola Vereador Santa
  • LONGO: domingo 03/12, às 9h – Câmara de Vereadores

ÁRVORES

  • CURTO: sábado 09/12, às 9h – Praça Silveira Júnior
  • MÉDIO: sábado 09/12, às 15h – Escola Vereador Santa
  • LONGO: domingo 10/12, às 9h – Av. Atlântica, 3640

PRAÇAS

  • CURTO: sábado 16/12, às 9h – Praça Almirante Tamandaré
  • MÉDIO: sábado 16/12, às 15h – Praça Almirante Tamandaré
  • LONGO: domingo 17/12, às 9h – Praça Almirante Tamandaré

Leia também

Resultado da análise documental – Habilitados LIC 2024
A Fundação Cultural de Balneário Camboriú, em cumprimento aos termos do Edital nº 013/2023 – LIC Prêmio 2024, torna pública a lista dos proponentes HABILITADOS, após análise documental das inscrições
Read More
Resultado Preliminar – Lei Paulo Gustavo 2024
A Fundação Cultural de Balneário Camboriú torna público o resultado parcial do Edital 001/2024 de Seleção de Projeto Cultural de Audiovisual para firmar Contrato de Execução Cultural com recursos federais
Read More
16/02/2024 – (Retificação) Portaria Nº 002/2024/FCBC – Comissão de Seleção Edital 001/2024 Audiovisual LPG
A Presidente da Fundação Cultural de Balneário Camboriú, no uso de suas atribuições legais eregulamentares, resolve retificar os membros para compor a Comissão de Seleção, selecionadosentre os curadores credenciados pelo
Read More
Pular para o conteúdo