O livro “Observando Aves em Balneário Camboriú” começou a ser distribuído gratuitamente na rede de ensino municipal, universidades, órgãos públicos, espaços culturais e pontos turísticos do município nesta semana. Patrocinada pela Fundação Cultural de Balneário Camboriú, com recursos da Lei de Incentivo à Cultura (LIC), a obra apresenta uma relação das aves mais comumente avistadas na cidade, com imagens e textos sobre cada uma das espécies.
Iniciativa do Observatório de Interações no Ambiente (OiA), a publicação surgiu de uma extensa pesquisa sobre a avifauna encontrada em todo estado de Santa Catarina e é um desdobramento do projeto Aves Catarinenses, do biólogo e ambientalista Cristiano Voitina. O biólogo estuda há mais de 15 anos a avifauna do estado e já publicou dois volumes do livro Aves Catarinenses.
“Observando Aves em Balneário Camboriú” traz 88 espécies que representam uma parte do grande conjunto de aves que frequentam Balneário Camboriú em seus ambientes naturais e urbanos de fortes contrastes. No entorno hiperurbanizado da cidade, vizinho de densas matas de floresta atlântica à beira-mar, há o encontro de espécies bastante diversas, que vêm desenvolvendo novos recursos e dinâmicas em suas vivências. Nessa diversidade de ambientes e relações, a pesquisa encontrou espécies de aves urbanas e de cidade, aves de mar e praia, aves de rio e mangue, aves de áreas verdes e aves de altitude.
No site http://avesbc.eco.br, é possível visualizar e baixar a versão digital do livro. “Observando Aves em Balneário Camboriú” tem o apoio do projeto Aves Catarinenses e do Núcleo de Sustentabilidade da Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú (Acibalc).
Além do livro, o OiA organizará saídas de campo para a observação de aves em diferentes lugares de Balneário Camboriú. As passarinhadas ocorrerão nos primeiros meses de 2024, em datas e locais que serão divulgados no perfil do OiA no Instagram (@observaiambiente).
Fotos: Cristiano Voitina/divulgação
Responsáveis pela obra
Felipe Hollweg Gallarza – Coordenação e design gráfico
Cristiano Voitina – Pesquisa e fotografia
Gabriel Gallarza Rossi – Texto e comunicação
Mayara Magri Soares – Ilustração
Daivison Inácio – Desenvolvimento de web