Skip to content

Selecione o texto para escutar

LIC: livro Observando Aves em Balneário Camboriú começou a ser distribuído

O livro “Observando Aves em Balneário Camboriú” começou a ser distribuído gratuitamente na rede de ensino municipal, universidades, órgãos públicos, espaços culturais e pontos turísticos do município nesta semana. Patrocinada pela Fundação Cultural de Balneário Camboriú, com recursos da Lei de Incentivo à Cultura (LIC), a obra apresenta uma relação das aves mais comumente avistadas na cidade, com imagens e textos sobre cada uma das espécies.

Iniciativa do Observatório de Interações no Ambiente (OiA), a publicação surgiu de uma extensa pesquisa sobre a avifauna encontrada em todo estado de Santa Catarina e é um desdobramento do projeto Aves Catarinenses, do biólogo e ambientalista Cristiano Voitina. O biólogo estuda há mais de 15 anos a avifauna do estado e já publicou dois volumes do livro Aves Catarinenses.

“Observando Aves em Balneário Camboriú” traz 88 espécies que representam uma parte do grande conjunto de aves que frequentam Balneário Camboriú em seus ambientes naturais e urbanos de fortes contrastes. No entorno hiperurbanizado da cidade, vizinho de densas matas de floresta atlântica à beira-mar, há o encontro de espécies bastante diversas, que vêm desenvolvendo novos recursos e dinâmicas em suas vivências. Nessa diversidade de ambientes e relações, a pesquisa encontrou espécies de aves urbanas e de cidade, aves de mar e praia, aves de rio e mangue, aves de áreas verdes e aves de altitude.

No site http://avesbc.eco.br, é possível visualizar e baixar a versão digital do livro. “Observando Aves em Balneário Camboriú” tem o apoio do projeto Aves Catarinenses e do Núcleo de Sustentabilidade da Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú (Acibalc).

Além do livro, o OiA organizará saídas de campo para a observação de aves em diferentes lugares de Balneário Camboriú. As passarinhadas ocorrerão nos primeiros meses de 2024, em datas e locais que serão divulgados no perfil do OiA no Instagram (@observaiambiente).

Fotos: Cristiano Voitina/divulgação

Responsáveis pela obra

Felipe Hollweg Gallarza – Coordenação e design gráfico
Cristiano Voitina – Pesquisa e fotografia
Gabriel Gallarza Rossi – Texto e comunicação
Mayara Magri Soares – Ilustração
Daivison Inácio – Desenvolvimento de web

Leia também

EDITAL Nº 004/2024 – CHAMAMENTO DE BANDAS DE ROCK PARA 2º FESTIVAL ESTADO DE ROCK DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ

A Presidente da Fundação Cultural de Balneário Camboriú, no uso de suas atribuições legais e regulamentares, torna público aos interessados o Edital Nº 004/2024 – CHAMAMENTO DE BANDAS DE ROCK
Read More

AVISO DE INTENÇÃO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO – Itens elétricos para a Festa da Tainha 2024

Assunto: Comunicação de intenção de abertura de Processo de Dispensa de Licitação em conformidade com a Lei n° 14.133/2021. O departamento de compras da FUNDAÇÃO CULTURAL DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ (FCBC),
Read More

Festa Raízes de Taquaras começa dia 30

Evento, que tem duração de quatro dias, abre a temporada de festividades culturais da cidade A temporada 2024 de festividades culturais de Balneário Camboriú começa dia 30 de maio, com
Read More
Pular para o conteúdo