A partir desta segunda-feira (19), Balneário Camboriú será palco de mais uma importante ação voltada à valorização da cultura e do envelhecimento ativo. Iniciam as oficinas do projeto Escola SCAR de Criatividade 60+, com atividades semanais gratuitas na Secretaria da Pessoa Idosa (SPI), voltadas ao público idoso.
A iniciativa promove oficinas de contação de histórias, expressão cênica e criação literária, proporcionando aos participantes um espaço de aprendizado, convivência e troca de experiências. Mais do que atividades artísticas, o projeto fortalece vínculos, estimula a criatividade e contribui para o bem-estar físico e emocional dos envolvidos.
“O estímulo à expressão, à imaginação e à convivência é fundamental para a qualidade de vida na terceira idade. Essas oficinas representam mais uma oportunidade concreta de manter o idoso ativo, valorizado e participando da vida cultural da cidade”, destacou o secretário da Pessoa Idosa, Claudir Maciel.
O projeto é uma realização da SCAR – Sociedade Cultura Artística, em parceria com o Conselho Estadual do Idoso (CEI-SC) e com recursos do Fundo Estadual do Idoso (FEI-SC). Em Balneário Camboriú, conta com o apoio da Fundação Cultural, reforçando o compromisso com a democratização do acesso à arte e à cultura em todas as fases da vida.
Para o diretor-presidente da Fundação Cultural, Allan Müller Schroeder, a ação reforça o papel transformador da cultura. “A arte é ferramenta de conexão e pertencimento. Trazer iniciativas como essa para a cidade amplia o acesso e reconhece a potência criativa da nossa população idosa”, afirmou.
As oficinas ocorrem simultaneamente em dez cidades catarinenses e evidenciam a importância de iniciativas que promovem a inclusão cultural da população idosa por meio de linguagens criativas, sensíveis e participativas.
___________________
Informações Adicionais:
Fundação Cultural de Balneário Camboriú
(47) 3267-7011
Secretaria Municipal de Comunicação
Jornalista: Crystian Oliveira
Foto: Divulgação
(47) 3267-7022