LIC: inscrições para oficinas do projeto ATRAVESSAR-moveres estão abertas

O projeto “ATRAVESSAR-moveres” está com inscrições abertas para experiências formativas que vão ocorrer a partir de agosto. Patrocinado pela Lei de Incentivo à Cultura de Balneário Camboriú (LIC), “ATRAVESSAR-moveres” é oferecido pelo coletivo Núcleo Corpóreo e tem foco na criação e formação artística.

As atividades são gratuitas e voltadas a estudantes, artistas e demais interessados, com ou sem experiência, maiores de 16 anos. Quem quiser participar deve fazer inscrição pelo link https://forms.gle/26WGc2RaAyzVEiCDA. Serão quatro oficinas, realizadas no Studio de Dança Adriana Alcântara (saiba quais são elas no fim do texto). A primeira começa em 9 de agosto (sábado). As inscrições ficam abertas até o preenchimento das vagas de cada oficina ou até a data prevista para cada atividade.

Com o objetivo de promover intercâmbio entre artistas e formas de criar, o projeto aprofunda abordagens de processo de criação, utilizando metodologias desenvolvidas pelo Núcleo Corpóreo ao longo de 13 anos de existência, em parcerias com artistas diversos. O projeto visa criar um espaço de troca e experimentação, em que os artistas, estudantes e interessados possam se aperfeiçoar e inovar suas práticas corporais, artísticas e criativas.

Experiência Formativa #1
Movimento e Somática: Pele e Limite, Tato, Contato, com Carolina Costa
Objetivo: Explorar os limites entre o dentro e o fora, investigando a relação entre corpos e espaços internos e externos. Para isso, serão abordados conteúdos como Somática e Consciência Corporal, buscando compreender como os sentidos do corpo se relacionam e se influenciam mutuamente.
09/08, sábado, das 15h às 17h
 
Experiência Formativa #2
Aiapá, Encontro de Dança e Música, com Grupo Aiapá (Maria Schwatz e Matheus Bellini)
Objetivo: Explorar a improvisação em dança e música ao vivo, buscando uma composição mútua entre os dois elementos. Os objetivos incluem desenvolver a percepção sensorial e a escuta ativa, estimular a criação artística coletiva e experimentar a dança e a produção sonora como processos não hierárquicos, dissolvendo fronteiras entre ambas as linguagens.
13/09, sábado, das 15h às 17h
 
Experiência Formativa #3
PercuCorpo: O Ritmo que Move, com Michele Chaves
Objetivo: Explorar a integração da percussão corporal com o movimento, utilizando os conceitos do Sistema Laban (esforço, espaço, forma e fluência). Os objetivos incluem desenvolver a consciência corporal, aplicar os princípios do Sistema Laban e criar composições rítmico-movimentares, que integrem ritmo, forma e dinâmica do movimento.
11/10, sábado, das 15h às 17h
 
Experiência Formativa #4
Movimento fotográfico: Videodança e Stop Motion, com Gabriel(za) Engster e Fernando Dalla Nora
Objetivo: Desenvolver habilidades criativas e técnicas para produzir videodanças e stop motion, explorando a linguagem corporal e a narrativa visual. Os objetivos incluem compreender os fundamentos dessas linguagens, desenvolver habilidades para criar coreografias e narrativas visuais, aprender técnicas de filmagem e edição e produzir um videodança utilizando técnica de stop motion em grupo.
1º/11, sábado, 15h às 17h

___________________
Informações Adicionais:

Fundação Cultural de Balneário Camboriú
(47) 3267-7011

Secretaria Municipal de Comunicação
Jornalista: Silvana de Castro, com informações do texto enviado pelos responsáveis pelo projeto
Foto: Divulgação
(47) 3267-7022