Patrocinada pela LIC, mostra poderá ser visitada gratuitamente até 7 de dezembro
O artista visual Marcelo Urizar abre a exposição “O que importa é o coração” na Galeria Municipal de Arte de Balneário Camboriú nesta sexta-feira (7), às 20h. Patrocinada pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura (LIC), a exposição contará com 12 telas em tinta acrílica.
Criadas ao longo dos últimos quatro meses, as telas apresentam o olhar do artista sobre uma frase do monge budista japonês do século 13, Nitiren Daishonin. “As telas estão inspiradas na frase que diz ‘o tesouro do corpo é mais importante que o tesouro do cofre, mas, muito mais importante que os tesouros do corpo e do cofre, é o tesouro do coração’. A exposição está dividida em quatro fases, e a referência são os quatro elementos da natureza: fogo, terra, água e ar”, diz Urizar. De acordo com o artista, cada uma das fases conta uma história, ou tem inspiração em outras obras, personagens ou fatos da realidade contemporânea, provocando uma reflexão em quem contempla as obras.
“O que importa é o coração” poderá ser visitada até 7 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h, com entrada gratuita. A partir de 15 de novembro, a exposição também estará disponível de forma on-line, pelo YouTube e Instagram do artista (@murizarte), com audiodescrição das obras e interpretação em Libras.
A Galeria Municipal de Arte fica na parte superior do Teatro Municipal Bruno Nitz, localizado na Avenida Central, esquina com Rua 300, no Centro de Balneário Camboriú.
Sobre o artista
Natural da Argentina, Marcelo Urizar estudou com nomes como Carlos Páez Vilaró e Hermenegildo Sábat, construindo uma linguagem própria que atravessa pintura, desenho e arquitetura. Ele mora em Balneário Camboriú desde 1997.
Urizar é coautor de “Jardim de Lírios”, pintura mural considerada a maior da cidade e de Santa Catarina. “Jardim de Lírios” foi pintada no muro próximo ao Viaduto Zeferino Pretto, na Avenida Martin Luther, em 2021. O artista também é autor do livro “Uma Linha”, com 240 desenhos inéditos.
Agende-se
O que: exposição “O que importa é o coração”
Quando: abertura sexta-feira (7), das 20h às 22h. A exposição poderá ser visitada até 7 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h
Onde: Galeria Municipal de Arte (parte superior do Teatro Municipal Bruno Nitz – Avenida Central, esquina com Rua 300)
Quanto: entrada gratuita
___________________
Informações Adicionais:
Fundação Cultural de Balneário Camboriú
(47) 3267-7011
Secretaria Municipal de Comunicação
Texto: Silvana de Castro
Fotos: Marcelo Urizar/ Divulgação
(47) 3267-7022