Projeto patrocinado pela LIC promoverá visitas guiadas, encontro com educadores, piquenique e lançamento de catálogo sobre a unidade de conservação
O Parque Natural Municipal Raimundo Gonçalez Malta, em Balneário Camboriú, ganhará um catálogo ilustrado com informações sobre sua biodiversidade, história e práticas de conservação. A publicação será lançada neste sábado (20), em um piquenique no próprio parque, após uma programação especial gratuita com início às 9h.
O catálogo faz parte de um projeto patrocinado pela Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Balneário Camboriú, por meio da Fundação Cultural. Além da publicação, o projeto promoverá no sábado visitas guiadas educativas e encontro com educadores. A ação será realizada em parceria com o programa de educação ambiental Terra Limpa, ligado à Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade. Interessados em participar das atividades devem se inscrever pelo link https://linktr.ee/observaiambiente?utm_source=linktree_profile_share<sid=831106a2-88fc-4dd5-9781-85a2ba2d4641, no qual também é possível obter a versão digital do catálogo.
A publicação será distribuída gratuitamente em escolas e espaços culturais da cidade e disponibilizada para acesso livre e download pelo Instagram do OiA – Observatório de Interações no Ambiente e do Hügato – Instituto de Documentação Socioambiental, realizadores do projeto (@observaiambiente e @instituto.hugato).
Para o arquiteto Gabriel Gallarza, coordenador do projeto, é preciso reforçar o parque como um destino educativo e de conexão com a natureza. “As atividades propostas têm como foco a sensibilização ambiental e o fortalecimento do vínculo entre a comunidade e esse importante patrimônio natural”, explica.
As atividades de sábado:
– Visitas guiadas educativas: às 9h
As visitas propõem uma imersão no Parque, destacando sua biodiversidade, história e importância para o equilíbrio ambiental e social da cidade.
– Encontro com educadores: das 14h às 16h
Encontro para apresentar os conteúdos do catálogo e discutir práticas pedagógicas que valorizem o Parque como patrimônio natural e cultural de Balneário Camboriú.
– Piquenique de lançamento do catálogo: no fim das atividades
Evento de lançamento e distribuição gratuita do catálogo. Em clima de confraternização, a atividade convida a comunidade a se conectar com a natureza em um ambiente de troca e convivência.
*Em caso de chuva, as atividades serão reagendadas
Sobre o Parque Raimundo Malta
O Parque Raimundo Malta é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral que abriga mata remanescente de mangue e mata atlântica com uma rica fauna e flora. No local, o visitante pode passear por 3.200 metros divididos em seis trilhas.
Em meio à intensa urbanização da cidade, o Parque conta com ecossistemas essenciais para o equilíbrio ambiental e a mitigação das mudanças climáticas, como Floresta Ombrófila Densa Aluvial e manguezais.
Localizado na Alameda Delfim de Pádua Peixoto Filho, 122, Bairro dos Municípios, o Parque Raimundo Malta tem uma área de 172.675 m². O local abre diariamente, com entrada gratuita. De segunda a sexta-feira, o horário de visitação é das 13h às 17h. Aos sábados, domingos e feriados, o espaço funciona das 9h às 18h. Em caso de tempestade de raios e ventos fortes, o Parque é imediatamente fechado por segurança. Também poderá ser fechado após registro de fortes chuvas no dia anterior.
___________________
Informações Adicionais:
Fundação Cultural de Balneário Camboriú
(47) 3267-7011
Secretaria Municipal de Comunicação
Texto: Silvana de Castro, com informações do texto do assessor de imprensa do projeto, Fernando Assanti
Foto: Divulgação e Arquivo PMBC
(47) 3267-7022