A Fundação Cultural de Balneário Camboriú disponibilizou um formulário on-line para a população sugerir metas, ações ou melhorias ao Plano Municipal de Cultura (PMC). Em outubro, foi iniciado o processo de elaboração de um novo PMC, que prevê consulta à comunidade.
No formulário, que pode ser acessado pelo link https://forms.gle/UnRrjYG7qndoM7iw6, constam os oito eixos do PMC, referentes aos principais temas da política cultural da cidade. A Fundação Cultural recomenda a leitura da minuta do projeto de lei do PMC antes do preenchimento do formulário. A minuta, com o novo texto em fase de elaboração, é acessada pelo link https://docs.google.com/document/d/1O-kSzGOuwhPtXWPLmqQL1ILZAqoov1KM/edit?usp=sharing&ouid=102746785114216945842&rtpof=true&sd=true.
Além de ser consultada de forma on-line, a população será ouvida em Encontrões da Cultura a partir do início de 2026 (confira abaixo). Quatro deles serão temáticos, entre janeiro e fevereiro, com profissionais da fotografia, audiovisual, artes visuais, teatro, dança, artes populares, artesanato, cultura alimentar, patrimônio, literatura e música. Seis dos encontrões serão territoriais, nos bairros da cidade, entre março e abril.
O processo de elaboração do novo plano está sendo desenvolvido em parceria com o Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC). A etapa de consolidação dos trabalhos está prevista para maio, quando ocorrerá um Superencontrão e a sistematização das contribuições da comunidade. Entre junho e julho, o novo plano será submetido ao CMPC para aprovação, depois enviado à prefeita Juliana Pavan e, posteriormente, à Câmara de Vereadores.
Com duração de dez anos, o PMC é um instrumento de planejamento estratégico que organiza, regula e norteia a execução da política municipal de cultura, com previsão de ações de curto, médio e longo prazo. O atual PMC foi lançado em 2015, reunindo um conjunto de metas e ações fruto de contribuições das conferências municipais realizadas entre 2009 e 2013, com planejamento para dez anos e revisão a cada quatro anos. Em 2019, o PMC foi revisado.
Encontros presenciais
Encontrões da Cultura – Temáticos – Teatro Municipal Bruno Nitz:
Fotografia, audiovisual e artes visuais (13/01), às 19h
Teatro, dança e artes populares (20/01), às 19h
Artesanato, cultura alimentar e patrimônio (10/02), às 19h
Literatura e música (24/02), às 19h
Encontrões da Cultura – Regionais – Locais a definir:
Praias Agrestes (10/03)
Barra e São Judas (17/03)
Nova Esperança (24/03)
Vila Real, Iate Clube e Municípios (31/03)
Centro e Estados (14/04)
Nações, Ariribá e Praia dos Amores (21/04)
___________________
Informações Adicionais:
Fundação Cultural de Balneário Camboriú
(47) 3267-7011
Secretaria Municipal de Comunicação
Texto: Silvana de Castro
Fotos: Arquivo PMBC
(47) 3267-7022