Reuniões:
Informativo:
Café com História: Memórias Contadas
Nesta publicação, o Arquivo Histórico de Balneário Camboriú pretende registrar e compartilhar o conhecimento da história de Balneário Camboriú, através das memórias contadas nas reuniões do grupo “Café com História”, em que o resultado nos revela fatos e fotos importantes sobre as pessoas, datas, lugares, provocando discussão de temas e aspectos que compõem a história do município.
As imagens selecionadas para os encontros abrangem vários temas que fazem uma viagem no tempo e percorrem décadas de acontecimentos cotidianos e históricos de fatos interessantes, curiosos e relevantes sobre Balneário Camboriú.
Assim, o Arquivo Histórico cumpre a sua função e faz um convite aos leitores para que conheçam um pouco mais da história desta cidade através das fotografias, essa forma extraordinária de congelar o tempo, onde alguns colaboradores do Café com História puderam relembrar e revivenciar sentimentos, fazendo-os pensar sobre o passado, a partir do dado de materialidade que persiste na imagem.
Este é o resultado de uma pesquisa realizada pela equipe profissional do Arquivo Histórico, com a proposta de disponibilizar registros sobre a memória de nossa cidade.
O Projeto Café com História
O Projeto “Café com História” começou com uma visita de Carlos Alberto Schlup ao Arquivo Histórico, no dia 01 de junho de 2016, que procurava uma foto de sua antiga residência, situada no centro da cidade.
Nesta visita, ele observou que nos arquivos de fotos existiam alguns erros de datas e locais nas legendas. Percebeu-se, então, a necessidade de atualizar os dados do acervo iconográfico e a necessidade de uma força-tarefa para ajudar nessa atividade.
Carlos sugeriu o nome de algumas pessoas: Ademar José da Silva, Álvaro Antônio da Silva, Antônio Jorge de Borba e Jurandir Knabben.
E, assim, surgiu o “Café com História”, com encontros periódicos, no intuito de reunir pessoas que moram há tempo na cidade, para relatar suas histórias e identificar fotografias com pouca ou nenhuma informação. O grupo inicial foi formado por Ademar José da Silva, Álvaro Antônio da Silva, Antônio Jorge de Borba, Carlos Alberto Schlup, Erotides da Silva Campos, Fernando Humberto Delatorre, Jurandir Knabben, Luiz Carlos Chedid, Marlene Buratto e Remi da Silva Osório.
Em torno de uma mesa, o grupo identificava as fotografias selecionadas e compartilhava suas memórias dos momentos vividos.
Logo, outros nomes foram sendo mencionados e começaram a participar das reuniões: Gert Hering, Isaque de Borba Corrêa, João Carlos da Silva, João Ricardo Scharf, José Ângelo Rebelo e Lúcia Maria da Silva Nascimento. Desde o início do Projeto, já foram realizados 13 encontros, identificadas 381 imagens pelos colaboradores e muitas lembranças foram compartilhadas.
Lembranças e histórias individuais sobre fatos relevantes, locais, pessoas e acontecimentos que faladas vão aflorando a memória coletiva do grupo e ajudando a construir a identidade da nossa comunidade e compor a história do nosso município.
Colaboradores:
Carlos Alberto Schlup:
Nasceu em 23 de outubro de 1952, em Rio do Sul (SC). A família chegou na Praia de Camboriú em 1963. Moravam no beco que posteriormente passou a se chamar Rua 1011. As aventuras e as brincadeiras com os amigos na infância, o início da construção civil e a transformação da cidade estão guardadas na sua memória.
Ademar José da Silva
Nasceu em 22 de maio de 1944, no Distrito da Praia de Camboriú. É filho dos pioneiros Rosinha e Bruno Silva que aqui fixaram residência em 1940. Ligado à política, ao esporte e à cultura da cidade, foi fundador do Colégio Bruno Silva, no ano 1965, com seu irmão Álvaro Silva. Foi Diretor Esportivo da Comissão Municipal de Esportes de Balneário Camboriú e fundou o Automóvel Clube e Social em 1978.
Álvaro Antônio da Silva (in memoriam)
Nasceu em 07 de janeiro de 1939, em Gaspar (SC). É filho dos pioneiros Rosinha e Bruno Silva que aqui fixaram residência em 1940. Foi um dos fundadores do município de Balneário Camboriú e teve importante participação no desenvolvimento da cidade. Ocupou diversos cargos na esfera municipal e estadual e foi de suma importância para a cultura de nosso município. Faleceu aos 81 anos, em 21 de dezembro de 2020.
Antônio Jorge de Borba
Nasceu em 30 de setembro de 1952, no Distrito da Praia de Camboriú. Foi carteiro e gerenciou a agência dos correios de Balneário Camboriú por 16 anos. Apaixonado por fotografias, possui um acervo aproximado de 60 mil fotografias de Balneário Camboriú.
Erotides da Silva Campos
Nasceu em 24 de março de 1952, no município de Camboriú. Professora, ingressou na Prefeitura em março de 1973. No ano de 1977, foi nomeada Diretora da Escola Professor Armando César Ghislandi, permanecendo até 1989. Aposentou-se em 1998.
Fernando Humberto Delatorre
Nasceu em 23 de julho de 1945, em Tangará (SC). Sua família veio para a Praia de Camboriú em 1958. Fernando seguiu os passos do pai, Eduardo Delatorre, na construção civil e na paixão pelo cinema. A família Delatorre instalou os extintos Cinerama e Auto Cine, e o Cine Itália, em atividade. Inaugurou o Museu da Imagem e do Som, que possui um acervo de equipamentos e importantes documentos históricos.
Antônio Jorge de Borba
Nasceu em 30 de setembro de 1952, no Distrito da Praia de Camboriú. Foi carteiro e gerenciou a agência dos correios de Balneário Camboriú por 16 anos. Apaixonado por fotografias, possui um acervo aproximado de 60 mil fotografias de Balneário Camboriú.
Isaque de Borba Corrêa
Nasceu no dia 13 de novembro de 1960, no Distrito da Praia de Camboriú. Escritor, descendente de pescadores e antigos povoadores da região do Canto da Praia, é filho de Germano Corrêa e Almira de Borba Corrêa. Há mais de 30 anos, Isaque estuda e cuida da história e memória de nossa cidade. Seus estudos e pesquisas resultaram na criação dos arquivos históricos de Camboriú e de Balneário Camboriú.
João Carlos da Silva
Nasceu em 28 de junho de 1956, na cidade de Lages (SC). Filho de João Maria da Silva e Maria Genoveva da Silva, reside na Praia de Camboriú desde o ano de 1959. Foi funcionário público federal dos Correios, trabalhou no Banco do Estado de Santa Catarina (BESC) e ocupou diversos cargos na esfera municipal. Atua no ramo de transporte de cargas e de passageiros.
João Ricardo Scharf
Nasceu em 17 de fevereiro de 1969, na cidade de Blumenau (SC). É corretor de imóveis e fotógrafo profissional, com 37 anos de carreira. Filho e neto de fotógrafos, começou a ter contato com uma câmera quando ainda era criança. Divide seus conhecimentos através de cursos, aulas individuais e workshops para quem tem interesse em aprimorar suas técnicas fotográficas.
José Ângelo Rebelo
Nasceu em 22 de outubro de 1950, na cidade de Camboriú (SC). Escritor, Engenheiro Agrônomo, com doutorado em Agronomia, está aposentado como pesquisador da Epagri. Tem várias publicações profissionais e, por gostar de ler e de escrever, publicou outros livros como “Sem História Não Dá: e assim se fez em Camboriú”, “O Menino e a Pedreira”, “Camboriú 120 anos”, entre outras publicações.
Jurandir Knabben
Nasceu em 08 de junho de 1946, em Gravatal (SC). Reside em Balneário Camboriú desde dezembro de 1973. Engenheiro Civil e Historiador, iniciou o mapeamento genealógico da família como hobby. Foi quem deu o primeiro passo para a criação do Arquivo Histórico de Balneário Camboriú em 1992, e procurou contribuir com o patrimônio histórico da cidade.
Lúcia Maria da Silva Nascimento
Nasceu no dia 25 de setembro de 1951, no Distrito da Praia de Camboriú. Começou a lecionar na Escola da Barra, às margens do Rio Camboriú. Em 1973 lecionou no Colégio Professor Armando César Ghislandi, onde também foi diretora e trabalhou até 1978. No segundo mandato de Ghislandi, assumiu como Secretária do Colegiado da Educação, permanecendo até 1983.
Luiz Carlos Chedid (in memoriam)
Nasceu no dia 31 de março de 1940, em Florianópolis (SC). A história de vida de Chedid é ligada à história da cidade. Fixou residência em Balneário Camboriú em 1966. Em 1967, foi convidado para organizar o setor municipal de turismo pelo Prefeito Higino Pio. Foi colaborador de vários governos e viu a cidade se transformar. Criou o Projeto Memória, que consiste num levantamento biográfico de pessoas que ajudaram a compor a história do município. Faleceu em 20 de março de 2020.
Marlene Buratto
Nasceu em 14 de maio de 1940, em Bom Retiro (SC). Reside em Balneário Camboriú desde 1966. Foi Secretária de Educação, Presidente do Conselho Municipal de Cultura, Coordenadora do Curso de Turismo e Hotelaria e Diretora Geral do Campus II da Univali, em Balneário Camboriú, sendo a responsável por sua implantação e pela concepção de suas áreas de atuação.
Remi da Silva Osório
Nasceu em 19 de agosto de 1948, na cidade de Itajaí (SC). Reside em Balneário Camboriú há mais de 50 anos. Iniciou como professora na Prefeitura em 1971, no Colégio Municipal Ivo Silveira, onde também foi diretora. Foi eleita vereadora em 1982 e reeleita em 1988 e em 1993. No segundo mandato, foi eleita a primeira mulher Presidente da Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú. Participou do primeiro Plano de Educação.
In Memoriam
No ano de 2020, o Arquivo Histórico de Balneário Camboriú perdeu dois grandes colaboradores, Álvaro Antônio da Silva e Luiz Carlos Chedid. A equipe do Arquivo Histórico e os colaboradores do “Café com História” tiveram a honra de conviver com eles desde o início do projeto, em 2016.
Nas reuniões do grupo, pudemos ouvir suas histórias, reviver suas lembranças e resgatar memórias sobre fatos relevantes para o desenvolvimento do município de Balneário Camboriú. Esses colaboradores estarão para sempre eternizados em nossas memórias!
Créditos
Boletim Informativo Café com História: Memórias Contadas – Ano 01 – Edição 001 – Julho de 2021
Expediente: Publicação do Arquivo Histórico de Balneário Camboriú – Distribuição Gratuita
Prefeitura de Balneário Camboriú – Administração Fabrício José Satiro de Oliveira
Fundação Cultural de Balneário Camboriú – Presidente Denize Leite
Diretora de Artes: Lilian Martins Camargo
Coordenadora de Memória, Patrimônio e Informação: Jamille Xavier de Liz
Textos, Projeto Gráfico, Diagramação e Transcrições: Gisele Castro Cardozo, Karin Lodder Xavier e Zuleide Pavan
Revisão: Haydée Assanti
Colaboração: Guilherme Schumacher e Silvana Reinert Stoll
Fotografias: Acervo Arquivo Histórico de Balneário Camboriú e doações
Fonte das Informações: Acervo Arquivo Histórico de Balneário Camboriú – Projeto Café com História
E-mail: arquivo@bc.sc.gov.br
Hotsite: Guilherme Schumacher