Arquivo Histórico

O Arquivo Histórico de Balneário Camboriú é responsável pela gestão, guarda, preservação e divulgação do patrimônio histórico e documental do município. Vinculado à Fundação Cultural, o arquivo tem um acervo composto por documentos, fotografias, jornais, mapas, plantas arquitetônicas, biblioteca de apoio, documentários, entre outros registros que preservam a memória e a identidade do município e servem de base para a produção de conhecimento da história de Balneário Camboriú.

O que o Arquivo Histórico oferece

– Atendimento de pesquisas no local e consultas por telefone ou e-mail;

– Visitas guiadas com agendamento prévio;

– Palestras e entrevistas sobre a história de Balneário Camboriú e a preservação de bens culturais;

– Memorial do Professor: é um espaço que conta a história da educação no município, por meio de fotografias, documentos, mobiliário de época e entrevistas com as primeiras professoras de Balneário Camboriú;

– Exposição permanente “Aqui se conta, o tempo dá notícias…”: mostra as primeiras edições de jornais de Balneário Camboriú;

– Exposição permanente “Panorama de desenvolvimento de Balneário Camboriú”: estabelece a relação entre história e memória, promovendo a reflexão entre passado e presente, contribuindo para percepções individuais e coletivas. A exposição foi dividida em três grupos, sendo que os painéis abordam os seguintes temas:

Desenvolvimento Econômico, Político e Social: apresenta registros dos primeiros hotéis, edifícios, estabelecimentos comerciais, órgãos públicos e meios de transporte.

Desenvolvimento Urbano e Turístico: mostra a transformação de uma vila praiana na “Capital Catarinense do Turismo.”

Desenvolvimento Cultural: possui imagens da pesca artesanal, festas religiosas, igrejas e escavação no sítio arqueológico encontrado na Praia de Laranjeiras;

 

– Realização de exposições itinerantes que divulgam a história de Balneário Camboriú;

– Projeto Memória: desenvolvimento de pesquisas e projetos sobre a memória e identidade do município, com o programa de história oral agregado.

– Os acervos iconográfico, documental e bibliográfico podem ser consultados pela internet no endereço http://pergamum.balneariocamboriu.sc.gov.br/pergamum/biblioteca/.
A versão para celular está disponível link: http://pergamum.balneariocamboriu.sc.gov.br/pergamum/mobile/index.php.

Acesso

O acesso aos documentos do arquivo permanente para fins de pesquisa e consulta é livre, desde que o interessado preencha uma ficha cadastral. A pesquisa só é permitida no local. Nenhum documento será emprestado ou cedido.
Para consulta do acervo audiovisual, será necessário agendamento prévio.
O atendimento por telefone ou e-mail é destinado a pequenas pesquisas.

Reprodução

É permitida a reprodução de documentos autorizados que estiverem em perfeito estado de conservação. Para isso, a central de cópias da biblioteca será disponibilizada, mediante pagamento. Nos casos em que não for possível a fotocópia, os documentos poderão ser fotografados, sem flash. As fotografias e imagens poderão ser digitalizadas em três dias úteis pelo setor, a contar da entrega do material pelo usuário.

Norma

Para utilização e publicação de qualquer documento do acervo, o usuário deverá assinar um termo de compromisso e responsabilidade, no qual concorda em citar a fonte pesquisada e encaminhar um exemplar do trabalho ou publicação para compor o acervo do Arquivo Histórico.

Contato

Endereço:
Terceira Avenida, nº 1325, esquina com a rua 2500, Centro (junto ao prédio da Biblioteca Municipal Machado de Assis)

E-mail: atendimentoarquivohistoricobc@gmail.com

Telefone: (47) 3264-5706

Horário de atendimento: de segunda a sexta, das 8h30min às 19h

NOTÍCIAS