Arrancadão de Canoas marcará fim da safra da tainha no sábado e domingo

Arrancadão de Canoas marcará fim da safra da tainha no sábado e domingo

Depois de quase dois meses de dedicação à safra da tainha, os pescadores de Santa Catarina vão confraternizar no 3º Arrancadão de Canoas Artesanais, neste sábado e domingo (3 e 4), em Balneário Camboriú. Além do arrancadão de canoas, que são disputas envolvendo duas embarcações por vez, o evento terá outras provas, comercialização de comidas típicas e apresentações artísticas (confira a programação completa no anexo).

As competições são para pescadores artesanais, mas o público em geral pode acompanhar as brincadeiras e os shows, gratuitamente. As provas ocorrerão na Praia Central, na Barra Sul. Já as apresentações artísticas e a gastronomia estarão concentradas na Praça do Pescador, no Bairro da Barra. O evento marca o fim da safra da tainha e encerra também as comemorações do aniversário de 55 anos da cidade.

Estão previstas ainda provas de arremesso de tarrafa, cabo de guerra e brincadeiras como a prova do pirão e a escolha do pescador mais feio, do mais antigo e do mais novo, entre outras. Haverá jogo de dominó (que é a distração dos pescadores nos ranchos enquanto aguardam a chegada do cardume da tainha) e de futebol.

Realizado pela Colônia de Pescadores Z7 e Equipe Arrancadão, o evento tem apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo e Fundação Cultural. “O objetivo é fortalecer e unir os pescadores no encerramento da safra da tainha. Essa festa é voltada ao pescador artesanal da pesca da tainha para a confraternização, para que a nossa raiz não seja deixada de lado, para que essa tradição seja repassada às novas gerações”, diz um dos idealizadores do Arrancadão, Joabe Linhares.

Na programação de shows do Arrancadão, estão previstas apresentações de artistas locais e nacionais, como as bandas Garotos de Ouro (sábado, às 21h) e Dazaranha (domingo, às 20h). Pratos típicos, como tainha assada, marisco ao bafo, camarão soltinho, bolinho de peixe, bolinho de camarão e casquinha de siri, poderão ser adquiridos na Praça do Pescador, além batata frita, cachorro-quente, pipoca e quentão.

Arrancadão

Prova que dá origem ao nome do evento. Consiste em uma disputa entre duas canoas por vez, na qual os pescadores, a remo, precisam movimentar a canoa como se estivessem cercando a tainha.

______
Informações Adicionais:

Secretaria de Turismo de Balneário Camboriú
(47) 3367-8122

Diretoria de Comunicação
Jornalista: Silvana de Castro
Foto: Arquivo PMBC
(47) 3267-7022

www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu

Matérias similares

No related posts found.