CINERAMABC abre inscrições para a edição 2015

CINERAMABC abre inscrições para a edição 2015

 *Pelo quinto ano consecutivo, festival ocupa cinemas e praças de Balneário Camboriú; Interessados em participar podem se inscrever até 28.02*

 De 29.05 a 04.06, Santa Catarina recebe a 5º edição do CINERAMABC – Festival Internacional de Cinema em Balneário Camboriú – que começa a se consagrar no calendário dos festivais. Durante uma semana, o público terá acesso a produções inéditas no país, de longas e curtas-metragens, além de trabalhos audiovisuais diversos.

Até o dia 28.02, o Festival recebe inscrições para as sessões COMPETIÇÃO OFICIALCINERAMABC VIVO e MOSTRA CATARINA. Maiores informações pelo site cineramabc.wordpress.com/festival/ .

“A cada ano, o CINERAMABC dá mais visibilidade a cada filme selecionado. O festival também convida realizadores e profissionais da indústria audiovisual a interagirem com o público, proporcionando uma verdadeira imersão no mundo do cinema”, afirma André Gevaerd, diretor do festival que irá homenagear o cinema Argentino e seus artistas. Para a curadora, Barbara Sturm, o objetivo é “mostrar o melhor do cinema de arte atual em produções nacionais e internacionais apresentando seus diretores ao público e à imprensa.”.

O FESTIVAL: O CINERAMABC é realizado anualmente em Balneário Camboriú, em Santa Catarina. Durante cerca de uma semana, o cinema invade as ruas e salas da cidade, como o Cine Itália – uma sala de cinema de rua com capacidade para 700 pessoas – e a Praça Almirante Tamandaré – um espaço adaptado para 500 pessoas – entre outros endereços na cidade e itinerâncias em outras cidades e estados. Essa combinação transforma o festival em um espaço de projeção e discussão de obras audiovisuais, formação de público e de novos profissionais.

COMPETIÇÃO OFICIAL exibe premières de filmes nacionais e internacionais de ficção, animação e documentário. Os melhores filmes serão premiados com a Coruja de Ouro pelo Júri Oficial, Crítica e Público. Além da Competição Oficial o festival leva ao púbico o CINERAMABC VIVO com novas formas de produzir e exibir audiovisual; a MOSTRA CATARINA para filmes produzidos em Santa Catarina ou por artistas catarinenses; a RESIDÊNCIA CINERAMABC que permite uma verdadeira imersão no mundo do cinema através de oficinas, palestras e debates sobre a 7º arte, o FOCO PAÍS que apresentará o cinema Argentino e seus artistas durante em 2015, o ENCONTRO DE COPRODUÇÃO que aproxima produtores de todo o mundo e a SESSÃO CORUJINHA que apresenta filmes para o público infantil.

Em quatro anos, importantes convidados marcaram presença e tiveram contato direto com o público. Passaram pelo festival personalidades como os atores Bianca Byington, Paula Braun, Djin Sganzerla, Christiane Tricerri, Marcos Azevedo e Ivo Muller, os diretores Frederike Jehn, Helene Klotz, Hanna Doose, Beto Brant, Renato Ciasca, Sérgio Machado, Rubens Velloso, Patrícia Moran, Francisco Garcia, Chico Faganello, David Schurmann, o artista Hans Op de Beeck, o crítico e escritor Jean-Claude Bernardet, entre muitos outros.

O que aconteceu durante o 4º CINERAMABC?

Os júri premiou diferentes filmes durante a 4ª edição do CINERAMABC, Festival Internacional de Cinema aconteceu entre os dias 8 e 13 de abril de 2014, no Cine Itália, em Balneário Camboriú. Foram seis dias de workshops, debates, palestras, projeções na rua e muitos filmes, entre eles sete curtas e sete longas metragens inéditos no Brasil e na América Latina. A curadoria, assinada por Bárbara Sturm, assistiu mais de 997 filmes de todo mundo.

O júri prêmiou “O dia do Mineiro” de Gael Mocaer com a Coruja de ouro de melhor filme. Mamarosh de Momcilo Mradovick foi considera o Melhor Filme pelo público, considerado o prêmio mais importante pelo diretor, que estava presente no festival e agradeceu muito pelo reconhecimento. O filme também ganhou a Coruja de Ouro de Melhor Direção; Coruja de Melhor Atriz, para Mira Manjac.

O Prêmio da Crítica foi entregue pelo destaque e conjunto da obra do artista Belga Hans Op de Beeck. O artista visual Hans Op de Beeck não só teve sua obra premiada pela crítica, como também foi homenageado em uma cerimonia especial no festival.

Também receberam a Coruja de Ouro “Violet” de Bas Devos, como Melhor Direção; Oz Zehavi, como Melhor Ator, em “Cruzeiro ao Paraíso”; e “As Gaivotas” de Zeno Greton, como Melhor Curta Metragem; troféus que viajarão por correio para os respectivos países, pois não puderam ter os representantes presentes, como nos outros.

Neste ano, o festival teve mais intervenções artísticas, com projeções na rua e duas exposições no hall do Cine Itália; as oficinas lotadas; um maior número de filmes exibidos; e sessões na praça com homenagem ao ator catarinense Ivo Müller. Também foram muito frequentadas as sessões infantis, gratuitas.

O Ano da Bélgica foi o início de um novo Encontro de Coprodução que acontece anualmente durante o festival.

O público que esse ano foi de mais de 4 mil pessoas participaram do evento, sem contar com o domingo, quando a casa ficou movimentada para assistir as premiações e o filme de encerramento “A Pelada”, seguido de debate com a equipe e homenagem da Ministra Conselheira Sophie Hottat.

O CINERAMABC agradece aos seus patrocinadores e apoiadores:

Agência Nacional do Cinema / Ministério da Cultura / Governo do Estado de Santa Catarina / Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte do Estado de Santa Catarina / Funcultural / Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú / Fundação Cultural de Balneário Camboriú / Secretaria de Turismo de Balneário Camboriú

Apoio

Sesc Balneário Camboriú / Univali / Tear Escola de Negócios / Centro de Eventos Itália / Secretária de Educação de Balneário Camboriú / Página 3 / Santacine / Cinemateca Catarinense / Sintracine / / Studios Epic / Iva Filmes / Mistika Post / O2 Post / Cinecolor / Locall de Equipamentos / LedMais / Pandora Filmes / Imovision / Auwe Digital / Amebc / A Florista / FAMM Eventos / Terra, Mar e Ar / Pró-Jardim / Biosphera

Internacional

Cinema do Brasil / German Films / Goethe Institut / Embaixada da França no Brasil / Cinefrance / Embaixada da Bélgica no Brasil / Consulado Geral da Bélgica no Brasil / Fédération Wallonie-Bruxelles / Wallonie Bruxelles Images / Flanders Image

Hotelaria

Balneário Camboriú Convention and Visitor Bureau / Sindisol / Estaleiro Village / Hotel Plaza Camboriú / Hotel Bhally / Hotel Blumenau / Hotel Geranium / Centromar Hotel / Hotel Miramar / Hotel Marimar / Hotel Marambaia / Parnaso Hotel / Pousada Dona Francisca

Gastronomia

Harmonia da Terra / Tuti’s Pão / General Pepper / Mundo Selvagem / Lago da Sereia / Wagner’s Lanches / Bulls Burger & Beer / InKaza Sushi / Champagne Chocolat / Number Seven / Batuque na Cozinha / Baja Califórnia / Vinícola La Dorni

.: mais informações no site cineramabc.wordpress.com

Matérias similares

No related posts found.