Cultura em Festa marca lançamento do Plano Municipal de Cultura

Cultura em Festa marca lançamento do Plano Municipal de Cultura

Desde as 9h a Praça da Cultura, no centro de Balneário Camboriú, sedia o evento Cultura em Festa – um ação multicultural que marca o lançamento do Plano Municipal de Cultura.
O evento começou às 9h30 com a apresentação da seresteira Eulina Silveira, seguida da cerimônia de lançamento do Plano. A apresentação de dança do Grupo Vida foi a próxima atração, executando a coreografia Raízes, com a  participação de Yanca Guimarães, a nova bailarina do Faustão, que é cidadã local e filha da coreógrafa Roberta Prado Guimarães e do dançarino José Guimarães, servidor municipal lotado no Teatro Municipal Bruno Nitz.

Ao meio dia, subiu ao palco o saxofonista Rubens Azevedo que encantou o público com a interpretação de grandes clássicos da MPB. Está começando agora o show de Ela Manô, apresentando composições autorais do seu disco Metades, patrocinado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura.
Logo mais, a participação musical de Alan Coutinho e o teatro de Pulgas, sob a direção de Júlio Batschauer.

O grupo teatral Tramando Arte é a atração programada para as 15h, e em seguida a voz delicada e o talento de Morgana Tramonttini. A bailarina Michele Chaves, com toda a sensualidade e precisão do ritmo flamenco, sobe ao palco às 16h45. O músico Clóvis Martinez se apresenta às 17h e, ao entardecer, será a vez da performance da dupla Sirlene Greibeler e Lucas Bossi, da Casa Paraguaia, com um número de tango.

O violonista e professor Paraguaçu Fernandes se apresenta a partir das 18h e o grupo Risco de Teatro, com o espetáculo “O Homem Pedal”, fecha a programação desta edição do Cultura em Festa.

Em meio a isso tudo, o teatro Lambe-Lambe, as delícias da Feira de Cultura Alimentar, as lojas da Vila do Artesanato com produtos artesanais com identidade cultural, exposição da Câmara Setorial de Fotografia na tenda da foto customizada, na qual todos os visitantes são emoldurados ao lado de figuras do boi de mamão e cujas fotos serão publicadas na fanpage da Fundação Cultural no Facebook, a partir da próxima segunda-feira (www.facebook.com/fundacaocultural)

SOBRE O PLANO

O Plano Municipal de Cultura é o documento que define os eixos, as diretrizes, as metas e ações a serem desenvolvidas nos próximos 10 anos no âmbito da cultura em Balneário Camboriú.

É fruto do esforço coletivo de representantes das 11 câmaras setoriais em atividade em Balneário Camboriú, as quais compõem o Conselho Municipal de Política Cultural. Foram mais de 18 meses de trabalho e discussão em torno deste produto que se integra aos esforços governamentais com base nas dimensões simbólica, cidadã e econômica da Cultura.

O presidente da Fundação Cultural, Anderson Beluzzo, costuma dizer que o Plano completa o CPF do Sistema Municipal de Cultura: Conselho, Plano e Fundo.

Na abertura da publicação do Plano está destacado trecho de um discurso do então Ministro da Cultura, Gilberto Gil, o qual sintetiza a missão da Fundação Cultural de Balneário Camboriú:

“O que nós queremos é incluir. Incluir na cultura, franqueando a todos o acesso à produção e ao consumo dos bens simbólicos. Incluir pela cultura, setor dinâmico da economia, atividade econômica geradora de emprego e renda. Cultura como frente de combate à exclusão social, Cultura como espaço de realização plena da cidadania”.

Mais informações
(47) 9238.9407 – Anderson Beluzzo

Prefeitura de Balneário Camboriú
Fundação Cultural de Balneário Camboriú
Assessoria de Imprensa (jornalista)
Texto: Vânia de Campos
Fotos: Celso Peixoto e José Guimarães
(47) 3366.5325, das 13h às 19h
culturabc.com.br | facebook.com/fundacaocultural
balneariocamboriu.sc.gov.br

IMG_0609 Lançamento Plano de Cultura 26 03 16 Foto Celso Peixoto (2) Lançamento Plano de Cultura 26 03 16 Foto Celso Peixoto (11) Lançamento Plano de Cultura 26 03 16 Foto Celso Peixoto (14) Lançamento Plano de Cultura 26 03 16 Foto Celso Peixoto (16) Lançamento Plano de Cultura 26 03 16 Foto Celso Peixoto (18) Lançamento Plano de Cultura 26 03 16 Foto Celso Peixoto (21)

Matérias similares

No related posts found.