Este domingo tem ‘Encontro no Quilombo’ com Catumbi e Maracatu

Este domingo tem ‘Encontro no Quilombo’ com Catumbi e Maracatu

Como parte das comemorações do Mês da Consciência Negra, a Associação Quilombola do Morro do Boi promove neste domingo, 17, um ‘Encontro no Quilombo’ a partir das 15h. O evento é, na verdade, um encontro de amigos com uma ‘roda de conversa’ e um lanche comunitário, além de duas apresentações culturais imperdíveis com os grupos Catumbi, de Itapocu e Maracatu, de Itajaí. O evento conta o apoio da Fundação Cultural de Balneário Camboriú. Os convidados devem levar algum quitute para compor o lanche que será servido ao final do evento.

A Associação Quilombola do Morro do Boi foi constituída em 21 de junho de 2007 e reconhecida como Comunidade Remanescente de Quilombo pela Fundação Palmares em 2008.

É uma comunidade tradicional centenária de Balneário Camboriú, inserida no meio urbano, mas que preserva seus hábitos rurais. Os Quilombolas do Morro do Boi trabalham e estudam em Balneário, desempenhando variadas funções. Estão inseridos também no Movimento Negro da região e participam de fóruns, conferências, conselhos, e dos Núcleos de Estudos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Como fonte de complementação da renda familiar produzem as bonecas Abayomis – artesanato étnico, de origem africana.

Mais informações
Ana Elisa Schlickmann – (47) 9991.5589

 

Matérias similares

No related posts found.