Exposição “Transmutare” termina no sábado

Exposição “Transmutare” termina no sábado
Quadros feitos com rolhas de espumante recolhidas no réveillon, esculturas com plásticos, obras com molduras de madeira de demolição. Esses e muitos outros trabalhos integram a exposição coletiva de arte sustentável “Transmutare”, que pode ser visitada na Galeria Municipal de Arte até sábado (27).
Composta por obras de artistas atuantes em Balneário Camboriú que se identificam com questões ambientais, a “Transmutare” faz parte da agenda oficial do evento nacional Semana Lixo Zero (confira a programação completa no anexo da matéria). A exposição, que começou dia 17 e também se estende à Biblioteca Municipal Machado de Assis, conta com trabalhos de pintura, escultura, performances, instalações e miniprojeções de imagens e vídeos. Os artistas utilizaram nas obras conceitos de sustentabilidade, consumo consciente, preservação ambiental e os princípios dos 3R’S (Reduzir, Reutilizar e Reciclar).
Morador do Rio de Janeiro, o professor e psicanalista Renildo Lopes estava passando em frente ao prédio do Teatro Municipal Bruno Nitz, onde a Galeria de Arte está localizada, e resolveu entrar para ver a exposição na tarde de quarta-feira (24). “Fiquei apaixonado pelas obras, são magníficas. É preciso esse contato para as pessoas pensarem no lixo que descartam”, comentou o turista.
As visitas são guiadas pelas produtoras executivas da exposição e artistas, Caroline Albuquerque e Dani Sousa. Dani é autora da escultura Transmutare, em homenagem à mostra, que retrata uma sereia com escamas de plástico. “O plástico existente no mar não foi digerido pelo corpo dela, que passa por uma mutação, as escamas ficam rígidas e plastificadas. A intenção é que cada um se coloque no lugar dela”, resume a artista a ideia da obra.
Oficinas também estão na programação. No sábado, às 10h, ocorrerá a oficina TerrART + Intervenção Urbana “Emoldurando rastros”, na Praça do Teatro Municipal Bruno Nitz. Na atividade, ministrada pela Univali, serão elaboradas tintas naturais. Depois, os participantes sairão pelos arredores do Teatro “emoldurando” rastros da natureza, como marcas de folhas no chão. A oficina é gratuita.
Programação artística na Galeria Municipal de Arte (Avenida Central, esquina com a Rua 300, Centro)
Quinta-feira (25) – 13h às 19h: Visitação com Mostra Audiovisual (Cineminha)
Sexta-feira (26) – 13h às 19h: Visitação com Mostra Audiovisual (Cineminha)
15h às 17h: Palestra e oficina Arlene Dellatorre (no Auditório SESC)
Sábado (27) – 09h às 20h: Visitação com Mostra Audiovisual (Cineminha)
10h: Oficina TerrART + Intervenção Urbana “Emoldurando rastros”
De 18/10 a 1º/11- Visitação na Biblioteca Municipal Machado de Assis (3ª Avenida, nº 1325, esquina com a Rua 2500, Centro)
_______________________
Informações Adicionais:
Fundação Cultural de Balneário Camboriú
(47) 3366-5325
Organizadores
Caroline Albuquerque 47 99270-4644
Vivian de Mello Cionek (44) 9 9902-4445
Lívia Garcia Prado (19) 9 9995-2905
Diretoria de Comunicação
Jornalista: Silvana de Castro
Foto: Silvana de Castro
(47) 3267-7022

Matérias similares

No related posts found.