Festa Raízes de Taquaras está de volta em junho

Festa Raízes de Taquaras está de volta em junho

Depois de dois anos, a comunidade de Taquaras volta a celebrar suas origens de 10 a 12 de junho, com a 3ª Festa Cultural Raízes de Taquaras, na região das Praias Agrestes.

O evento, que reúne apresentações artísticas, comida típica e histórias sobre as tradições dos engenhos e da pesca artesanal, está mais longo nesta edição e com o dobro de barracas. Serão três dias de duração, com 16 barracas comercializando artesanato, pastel de belém, moqueca de frutos do mar, pirão de peixe, sopa de siri, tainha frita, salgadinhos, entrevero, farinha, beiju, caipirinha, churrasco de igreja e caldo de peixe. Outra novidade é a mudança de local. Neste ano, a festa será na Rua Figueira, esquina com a Avenida Interpraias, e não mais em frente ao Centro Educacional Municipal Taquaras. A entrada é gratuita.

Promovido pela Prefeitura de Balneário Camboriú (Fundação Cultural e Secretaria de Turismo) e Associação de Moradores de Taquaras, o evento objetiva resgatar a cultura, valorizar as raízes do bairro e fomentar a economia local, com a venda de produtos elaborados por moradores. Um dos produtos é a farinha produzida no único engenho de farinha de mandioca em funcionamento no município, que fica em Taquaras. Anualmente, os moradores se reúnem para a farinhada no engenho, tradição que está em extinção no litoral catarinense.

A festa terá também um casal de mascotes. Produzidos pelos artistas Rafaela Peralta e Sebastian Marques, da Cia de Teatro Inventor de Sonhos, bonecos gigantes de um pescador e de uma mestra farinheira vão receber os visitantes.

“A festa é muito esperada pela comunidade e amigos do bairro em função de tudo o que a gente passou. Vamos celebrar a vida e os amigos”, diz a Leise Leite, integrante da Associação de Moradores, sobre o período de isolamento social imposto pela pandemia de Covid-19. A última edição do evento foi em 2019.

Para o evento, os moradores também receberam capacitação e apoio técnico do Setor de Alimentos da Divisão de Vigilância Sanitária, da Secretaria da Saúde do município. Eles foram orientados sobre boas práticas de manipulação de alimentos, importância da carteira de saúde atualizada, higienização das mãos e armazenamento dos alimentos, tudo visando à segurança alimentar dos produtos que serão comercializados.

Confira a programação

3ª Festa Cultural Raízes de Taquaras

Quando:
10/06 (sexta-feira), das 18h às 23h
11/06 (sábado), das 10h às 23h
12/06 (domingo), das 10h às 20h

Local: Rua Figueira esquina Avenida Interpraias, Praia de Taquaras, Balneário Camboriú.
Aberto ao público, entrada gratuita

10 de junho (sexta-feira)
18h – palco aberto com presença do casal de mascotes da festa e Dj Edio
20h – apresentação de dança gaúcha com o grupo Laçando a Tradição
20h30 – Osmar Fernandes e banda

11 de junho (sábado)
10h – palco aberto com casal de mascotes com Dj Edio
12h – show abertura Susi Brito
14h – show André Luis da Silva e banda
16h30 – Bell Bandeira Quarteto MPB
18h30 – Terno de Reis e Mascotes
19h – palco abertura: cerimônia de abertura com presença de autoridades
20h – grupo de dança Balanço das Ondas e Grupo Talentos da Orla – abertura do show da noite
20h30 – Show com Pampa Rock – Tiago Kraus e banda

12 de junho (domingo)
10h – palco aberto com o Casal de Mascotes da festa e Dj Edio
10h30 – apresentação Somos Diferentes
11h – ballet Estaleiro Cultural
12h – palco aberto com Casal de Mascotes
12h30 – apresentação de Boi de Mamão
14h30 – show com a banda Zanon Brothers
16h – palco aberto aos talentos locais

Matérias similares

No related posts found.