Núcleo Corpóreo promove oficina de dança em Balneário Camboriú

Núcleo Corpóreo promove oficina de dança em Balneário Camboriú

A Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Fundação Cultural/Lei Municipal de Incentivo à Cultura (LIC), recebe a contrapartida do projeto de dança contemporânea Núcleo Corpóreo através de oficina oferecida gratuitamente à comunidade pelo proponente Fernando Dalla Nora, diretor e idealizador do projeto. O objetivo será experimentar propostas corporais que foram pesquisadas no projeto “Eu+Som”, realizado anteriormente também por meio da LIC, para servir de material-base na construção do espetáculo intitulado “Caixa Preta”.
A oficina será realizada no dia 27 de fevereiro, às 14h, no Studio de Dança Adriana Alcântara, aberta ao público em geral com ou sem experiência em dança que esteja interessado em participar das propostas.
As inscrições para a oficina são gratuitas, porém limitadas e devem ser feitas preenchendo o formulário de inscrição no endereço www.corporeo.com.br.Acompanhe mais notícias pela página no Facebook:  www.facebook.com/ncorporeo.
Sobre o Núcleo Corpóreo

O Núcleo Corpóreo é um projeto de dança experimental iniciado em 2011 pelo coreógrafo e bailarino Fernando Dalla Nora. Inicialmente, o projeto era focado no desenvolvimento de estudos coreográficos no formato de companhia de dança tendo como base e referência variadas técnicas de dança clássica e contemporânea. Com o decorrer do tempo, os trabalhos desenvolvidos foram adquirindo um caráter mais subjetivo, voltando-se para o indivíduo e sua relação com as possibilidades de movimento do corpo.
Através de laboratórios experimentais, os atuais trabalhos do projeto são construídos baseados nas características corporais dos próprios dançarinos, utilizando as referências físicas que cada corpo possui no processo de descoberta dos próprios movimentos. Há em cada processo de pesquisa e criação um conteúdo psicológico, buscando não só transmitir um movimento coreografado, mas uma reflexão sobre o limite de cada indivíduo, mental e fisicamente.
Sobre Fernando Dalla Nora

É coreógrafo e bailarino com formação clássica e contemporânea na qual teve como professores importantes nomes reconhecidos da dança. Possui experiências como bailarino e coreógrafo em importantes companhias  e escolas de dança de São Paulo (SP), onde obteve parte de sua formação. Premiado em diversos festivais no Brasil como o Festival de Dança de Joinville e o Festival Passo de Arte. Jurado e professor convidado em festivais de dança de Santa Catarina, participa de turnês pela Argentina, percorrendo diversos estados e ministrando aulas. Além disso, é criador do projeto de dança experimental Núcleo Corpóreo, iniciado em 2011.
Partindo do princípio de vivência pessoal, durante a direção de um trabalho, Fernando busca repassar aos dançarinos uma experiência íntima, de autoconhecimento físico e mental. Utilizando de comandos, direcionamentos e improvisação, os laboratórios experimentais efetuados pelo coreógrafo guiam os participantes na percepção de partes do corpo e movimentos físicos comumente ignorados no cotidiano e em outras modalidades de dança.
Outro ponto relevante é a despreocupação com a perfeição da figura formada pelos movimentos. Pretende-se, com as propostas elencadas pelo coreógrafo, fazer o indivíduo descobrir-se nos seus limites e possibilidades, oportunizando qualquer pessoa a realizar os trabalhos. Além disso, nota-se a ausência do virtuosismo geralmente empregado em coreografias de dança, viabilizando o estudo de novos movimentos e possibilidades.

Texto: Gabriel Engster
Mais informações: Fernando Dalla Nora 47 9929-0656

Matérias similares

No related posts found.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *