Oficinas FacineBC

Oficinas FacineBC

O FacineBC inicia as Oficinas Cine Cidadão que irão dialogar o cinema através do olhar dos estudantes de ensino fundamental e médio.

O FacineBc
O evento nasceu no movimento do Audiovisual no BC Criativo com a iniciativa da produtora Dagma Castro em 2016, tendo na época apenas exibição de filmes.
O conceito geral do projeto é possibilitar um espaço democrático e inclusive, onde os produtores de conteúdo audiovisual, os alunos, os docentes e público possam experienciar e dialogar o cinema. Contemplado no edital de eventos de 2018 pela FCBC o projeto promove diferentes abordagens para o publico e os profissionais de audiovisual da cidade e região.
O projeto que é gratuíto aos participantes, já trouxe o Workshop “Cinema na Educação” dirigido para docents e ministrado por pesquisadoras da do Programa de Alfabetização Audiovisual de Porto Alegre, aconteceram também 02 (duas) oficinas para profissionais do audiovisual – 01 dirigida à quem pretende levar conteúdos ao public escolar e outra de mercado sobre Produção Executiva ministrada pelo Flávio Roberto da produtora TAC FILMES. Agora abre as inscrições para os estudantes nas Oficinas “Cine Cidadão”, que buscara trabalhar na “Alfabetização Audiovisual o desenvolvimento do olhar criativo e pensamento crítico dos jovens”
Os jovens estudantes com idade entre 14 e 16 anos irão experienciar desde o processo criativo de um roteiro, passando pela produção até a finalização do filme.
“A ideia é sermos apenas facilitadores do processo criativo dos jovens. O Cine Cidadão não pretende formar profissionais ou descobrir talentos durante as oficinas com os jovens – claro que este despertar pode acontecer – mas nosso objetivo é mais libertário, atravessador de conceitos estéticos e de formatos pré-concebidos. Buscaremos a valorização do fazer através do experienciar, do enxergar o mundo e suas realidades pelo olhar destes jovens. O que eles querem nos contar e como irão contar, se dará no processo”.
São 06 oficinas ao todo e basta fazer 01 inscrição que será válida para todas as demais, pois são parte do mesmo processo de desenvolvimento e aprendizagem.

1- Oficina de Roteiro cinematográfico
com Cleiton Schlindwein
02 encontros dias: 17 e 19/09 das 14h às 17h

 

2- Oficina técnica de imagem e som
com Jaques Rangel e Marcelo Cássio
dia: 20/09 das 14h às 17h

 

3- Oficina produção executiva
com Dagma Castro
dia: 08/10 – das 14h às 17h

 

4- Oficina Linguagem cinematográfica
com Lay Venancio e Rafael Sylos
dias: 18 e 19/10 das 13h às 18h

 

5- Oficina de produção
com equipe FacineBC
dias: 05,06 e 07/11

 

6- Oficina pós-produção
com equipe FacineBC
dia: 09/11 – das 14h às 18h

 

INCRIÇÕES GRATUITAS
Local: Sesc Balneário Camboriíu
Turmas: 30 vagas
idade: de 14 a 16 anos
O interessados devem mandar os seguintes dados: nome, idade e escola
Pelo email: facinebc@gmail.com
A próxima etapa do projeto será o Eixo 3- “FacineBC – Mostra Coletiva” que acontecerá no Teatro Municipal Bruno Nitz em dezembro e terá “Convocatória”
para envio de filmes e documentários em breve.

A “Mostra Coletiva” não é competitiva e tem objetivo de ofertar um espaço democrático e inclusivo para produtores audiovisual (profissionais ou não) de Balneário Camboriú e Região da AMFRI e também os filmes das Oficinas Cine Cidadão e como convidado especial terão os filmes da “4a Mostra de Cinema MTC – Diversidades”, desenvolvida pelos alunos na E.B.M Maria Tomázia Coelho de Florianópolis.

O FacineBC é desenvolvido pela produtora Dagma Castro e conta também com outros diversos apoiadores: Sebrae, SESC, Conjel Contabilidade, Cinemateca Capitólio Petrobrás de Porto Alegre, Secretaria de Desenvolvimento Social, Restaurante Alquimia do Sabor, Hotel Geranium, #ecossistema cidades criativas, Gramofone Elétrico Marketing, Inteligência Marketing e a TAC Filmes.
______________________________

Sobre Dagma Castro:
Fotógrafa, produtora audiovisual, faz gerenciamento de projetos, membro da Câmara Setorial do Audiovisual e recém eleita presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais, também é parte da diretoria da Cinemateca Catarinense e se define como agitadora cultural.

Serviço:
E-mail: facinebc@gmail.com
fone: (47) 996776048
Contato: Dagma Castro

 

 

Matérias similares

No related posts found.