#TBT – Quando o ex-presidente João Goulart se hospedou no primeiro hotel de Balneário Camboriú, o Hotel Fischer!

#TBT – Quando o ex-presidente João Goulart se hospedou no primeiro hotel de Balneário Camboriú, o Hotel Fischer!

Ao contarmos as histórias de uma construção arquitetônica parece inevitável usar a expressão “se essas paredes falassem”. Mesmo que, num passe de mágica, isso pudesse ser real, as paredes estariam mudas. Não há paredes.

A história do Hotel Fischer ressurge dos escombros do esquecimento e Renasce na memória de seus personagem seus personagens e nas fotografias escondidas em gavetas, arquivos albuns. A primeira fotografia para relembrarmos a construção do Hotel Fischer é quando ainda estava em fase inicial de construção, entre 1956 e 1957.

1956

A inauguração do Hotel Fischer data de 15 de dezembro de 1957. Porém, a história da família Fischer em Santa Catarina começa em Videira, no oeste, e dá os primeiros passos em Balneário Camboriú no ano de 1950. Sem dúvidas o Hotel Fisher foi símbolo do setor turístico e da história da cidade que recebeu hóspedes de todo o mundo e até mesmo ex-presidentes brasileiros se hospedaram em seus quartos, um deles foi o João Goulart!

João Goulart ao lado de sua esposa, Maria Thereza Fontella Goulart, nas dependências do Hotel Fischer. A criança é João Vicente Goulart, filho do casal. Circa 1960

transcrição do recado deixado por João Goulart no livro de ouro do Hotel, em 22 de outubro de 1958:

“Parabéns aos que tiveram a feliz iniciativa de construir o Hotel Fischer. Modelar na sua organização e no conforto que proporciona a todos aqueles que tem a ventura de aqui hospedar-se. Bastaria um “punhado” de “Hotel Fischer” espalhado pelas encantadoras praias brasileiras para que o turismo no nosso país se tornasse um realidade”.

Matérias similares

No related posts found.