Parte da História do Cinema em Santa Catarina está em exposição, desde o dia 15, na Câmara de Vereadores (Avenida das Flores, 675), de segunda a sexta-feira das 13h às 19h, até ofinal do mês. A iniciativa visa divulgar um pouco da história da sétima arte e do seu surgimento no Estado, em especial na nossa região. Contar como ocorreu a chegada do cinema em Santa Catarina, sua trajetória e seus principais precursores é objetivo maior desta exposição, que pretende também informar a sociedade sobre a atual fase da produção catarinense como forma de democratizar o que ocorre hoje no cenário da produção audiovisual da região.
Organizada por iniciativa independente do CINERAMA.BC, a exposição apresenta a história do cinema no estado de Santa Catarina através da coleção “LUZ E SOMBRA: O CINEMA EM SANTA CATARINA”, em parceria com o Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina, e da caixa exibidora de curtas “CINE JUCA MARIA”, em parceria com a Cinemateca Catarinense. Vale destacar que foi realizada a criação de dois banners, escritos pelo professor Rafael José Bona, que trazem a história do cinema em Balneário Camboriú, assim a cidade entra oficialmente na exposição que irá realizar itinerância em todo estado de Santa Catarina.
Os visitantes na exposição poderão levar um pouco de cinema para casa. Estarão s
endo distribuídas gratuitamente as revistas “LADO C” e “MOSTRA 26”.
A exposição recebe o apoio institucional da Fundação Catarinense de Cultura, da Câmara dos Vereadores de Balneário Camboriú e da Fundação Cultural de Balneário Camboriú.
O evento também marca a abertura da 4ª edição do Festival Internacional de Cinema em Balneário Camboriú – CINERAMA.BC. As inscrições estarão abertas de 1º de novembro a 31 de janeiro de 2014 no site www.cineramabc.com.br.
Mais informações no site www.cineramabc.com.br