Skip to content

Selecione o texto para escutar

Fundação Cultural de Balneário Camboriú participa do I Encontro Nacional de Gestores da Cultura

Evento ocorre em Vitória (ES) e reúne mais de mil gestores segunda e terça-feira

Nesta segunda e terça-feira (14 e 15 de agosto), a Fundação Cultural de Balneário Camboriú (FCBC) participa I Encontro Nacional de Gestores da Cultura (ENGCult), em Vitória (ES). A programação do evento, que visa ampliar o diálogo sobre as políticas públicas de cultura no país, tem mais de 20 atividades entre palestras, minicursos, debates e encontros temáticos.

Três servidores da Fundação Cultural, incluindo a presidente, Denize Leite, estão presentes no ENGCult, que ocorre na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Por meio de minicursos específicos, o encontro debate e esclarece sobre as leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc, conferências estaduais e municipais, gestão pública, comunicação e redes sociais. Os servidores da FCBC estão fazendo os minicursos “Lei Paulo Gustavo e Lei Aldir Blanc: Transversalidade da Cultura na Gestão Pública” e “Comunicação e Redes Sociais na Difusão Cultural”.

Entre os convidados confirmados, estão os da ministra da Cultura, Margareth Menezes, e da ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia, além de outras figuras públicas e entidades que participaram ativamente na aprovação das novas leis culturais.

É a primeira vez, após a pandemia, que gestoras e gestores municipais, estaduais e federais de cultura, seus fóruns e suas entidades representativas se encontram presencialmente para fortalecer a articulação em rede no avanço de suas pautas. O encontro nacional foi organizado para gerar reflexão, oportunizar aprimoramento técnico e estimular a criação e o fortalecimento de redes. Com o tema “Cultura: uma estratégia para o Brasil”, o I ENGCult destaca a relevância estratégica da transversalidade da cultura para instigar abordagens criativas que provoquem o despertar e a proposição de soluções inventivas para os atuais desafios do país.

O I ENGCult é promovido pelo Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura e Fórum Nacional de Secretários e Gestores de Cultura das Capitais e Municípios Associados, com a parceria da Secretaria da Cultura do Espírito Santo (Secult-ES), Unesco no Brasil, Fundação Itaú e Itaú Cultural, Instituto Cultural Vale, Ministério da Cultura e OEI, além de apoio da UFES e TV Educativa do Espírito Santo (TVE-ES).

Leia também

Resultado Preliminar – Lei Paulo Gustavo 2024
A Fundação Cultural de Balneário Camboriú torna público o resultado parcial do Edital 001/2024 de Seleção de Projeto Cultural de Audiovisual para firmar Contrato de Execução Cultural com recursos federais
Read More
16/02/2024 – (Retificação) Portaria Nº 002/2024/FCBC – Comissão de Seleção Edital 001/2024 Audiovisual LPG
A Presidente da Fundação Cultural de Balneário Camboriú, no uso de suas atribuições legais eregulamentares, resolve retificar os membros para compor a Comissão de Seleção, selecionadosentre os curadores credenciados pelo
Read More
AVISO DE INTENÇÃO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO – CERTIFICADO DIGITAL PARA A DIRETORA ADMINISTRATIVA DA FUNDAÇÃO CULTURAL
INTERESSADA: FUNDAÇÃO CULTURAL DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ Assunto: Comunicação de intenção de abertura de Processo de Dispensa de Licitação em conformidade com a Lei n° 14.133/2021. O departamento de compras da FUNDAÇÃO
Read More
Pular para o conteúdo