Skip to content

Selecione o texto para escutar

Casa Linhares vira Ponto de Memória

Neste sábado, às 18h, a Fundação Cultural de Balneário Camboriú inaugura o primeiro Ponto de Memória da cidade, no bairro da Barra. Trata-se da Casa Linhares, antiga sede da Escola de Arte e Artesanato, que acaba de passar por intervenções de restauro em sua estrutura.
A inauguração está agendada para as 18h com ampla programação cultural, envolvendo histórias de pescador, música, poesia, projeções e gastronomia local. Na oportunidade, será aberta a Exposição Memórias, apresentando acervo da Família Linhares e de mulheres que são referência na comunidade.
A comissão formada por 10 representantes comunitários escolhidos na reunião pública de 23 de fevereiro, definiu os eixos temáticos que serão alvo de ações durante todo o ano, de forma alternada. “As metas deste ponto de memória são reconhecer, valorizar e preservar a memória social da comunidade. Oportunizar que a comunidade tenha a Casa Linhares como referência nesse sentido é algo extraordinário”, avalia o presidente da Fundação Cultural, Anderson Beluzzo.

Eixos temáticos:
· Casa Linhares
· Mulheres
· Indígenas
· O mundo da pesca artesanal
· Religiosidades
· Veranear
· Lendas, contos e tradições
· Caminhos da roça
· BC 50 anos
· Comunidade Quilombola
· Ofícios e mestres de saberes

O que são Pontos de Memória?

O Programa Pontos de Memória é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), autarquia vinculada ao Ministério da Cultura (MinC) e tem como objetivo apoiar ações e iniciativas de reconhecimento e valorização da memória social. Os Pontos trabalham a memória de forma viva e dinâmica, como resultado de interações sociais e processos comunicacionais, os quais elegem aspectos do passado de acordo com as identidades e interesses dos componentes do grupo.
Os Pontos de Memória valorizam o protagonismo comunitário e concebem o museu como instrumento de mudança social e desenvolvimento sustentável. Em estágio pleno de desenvolvimento, são capazes de promover a melhoria da qualidade de vida da população e fortalecer as tradições locais e os laços de pertencimento, além de impulsionar o turismo e a economia local, contribuindo positivamente na redução da pobreza e violência.

Saiba mais sobre Pontos de Memória em
http://www.museus.gov.br/acessoainformacao/acoes-e-programas/pontos-de-memoria/programa-pontos-de-memoria/

 

AGENDAMENTOS:

casalinhares@culturabc.com.br

 

Mais informações
(47) 3366.5325 (Fundação Cultural)
(47) 3264.5706 (Arquivo Histórico)
patrimoniocultural@culturabc.com.br

Prefeitura de Balneário Camboriú
Fundação Cultural de Balneário Camboriú
Assessoria de Imprensa (jornalista)
Texto: Vânia de Campos
Imagem: Tatiane Beluzzo
(47) 3366.5325, das 13h às 19h
culturabc.com.br | facebook.com/fundacaocultural
balneariocamboriu.sc.gov.br

Leia também

Professores participam de formação sobre Arte Contemporânea

Nesta quinta-feira (25), professores de Arte da rede pública municipal de ensino de Balneário Camboriú participaram de uma formação no Arquivo Histórico e na Biblioteca Municipal Machado de Assis, que
Read More

Consulta pública sobre a Política Nacional Aldir Blanc é nesta quarta-feira

Nesta quarta-feira (24), a Fundação Cultural de Balneário Camboriú ouvirá a comunidade cultural e sociedade civil sobre a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB). A consulta pública
Read More

LIC 2024 – Convocação de Suplentes

Considerando a publicação realizada no dia 12/04/2024 com o resultado final da fase de análise de mérito dos projetos culturais, findado o período recursal do Edital 013/2023 LIC Prêmio, em
Read More
Pular para o conteúdo