Professores aprenderam a fazer escultura usando sacolas plásticas

Professores aprenderam a fazer escultura usando sacolas plásticas

Professores de artes e de leitura da rede municipal aprenderam a elaborar esculturas usando materiais recicláveis nesta terça-feira (13). Quem ensinou a técnica para eles foi a artista plástica Beliria Boni, que está com a exposição Recre/Recri/Ação” na Galeria Municipal de Arte.

A oficina “Esculturas Alternativas Sustentáveis” ocorreu na Galeria, de manhã e à tarde, e foi uma parceria entre Fundação Cultural e a Secretaria de Educação. Foram utilizados na atividade materiais como arames e sacolas plásticas. Natural de Blumenau, Beliria iniciou suas atividades artísticas em 1981. A preocupação com o meio ambiente sempre fez parte da trajetória da artista. A exposição Recre/Recri/Ação reúne 33 esculturas sustentáveis, feitas com materiais reaproveitados, como sacolas plásticas, estrutura de sombrinhas e madeiras. “Essa técnica eu descobri devido à preocupação com o meio ambiente. Porque sacola plástica é uma praga. Eu já usava jornal nas obras e pensei ‘por que não usar sacolas?’. Comecei a fazer bonequinhas e deu certo”, diz a artista.

Um dos intuitos da oficina foi possibilitar que os professores planejem e executem com seus alunos a elaboração de esculturas com reaproveitamento de material descartável. A oficina também objetivou incentivar o uso desse tipo de material no cotidiano e estimular reflexões sobre atitudes ecologicamente corretas.

“Achei a técnica maravilhosa. Adoro trabalhar com material reciclado”, comentou a professora de artes das séries iniciais do Centro Educacional Municipal Presidente Médici, Lucimar de Oliveira Rosiane Déo Vieira, professora de leitura das séries iniciais do Centro de Atenção Integral à Criança Ayrton Senna, pretende levar a boneca que fez para a sala de leitura. “Vou criar uma história para as crianças, mostrar para elas o que pode ser feito com esses materiais e propor que os alunos criem algo em casa usando sacolas plásticas”, contou Rosiane.

 

____________________
Informações Adicionais:

Fundação Cultural de Balneário Camboriú
(47) 3366-5325
Secretaria de Educação
(47) 3363-7144
Diretoria de Comunicação
Jornalista: Silvana de Castro
Foto: Ivan Rupp
(47) 3267-7022
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
www.instagram.com/prefeiturabalneariocamboriu
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu

Matérias similares

No related posts found.